Aumente a sua autoconfiança e a autoestima

segunda-feira, 09 de maio de 2022

Autoconfiança, autoestima e autocontrole são elementos fundamentais para ajudar qualquer pessoa ser bem-sucedida na vida pessoal, mas muita gente tem dificuldade de dominar seus pensamentos para poder manter estes três pilares em equilíbrio.

 

A boa autoconfiança e autoestima são processos que se iniciam na infância, essenciais para atravessar períodos e situações difíceis.

 

A falta de autoconfiança pode influenciar negativamente relações amorosas, amigáveis e profissionais. Sabotando seus próprios projetos de vida para não ter que lidar com possíveis frustrações. Segundo a terapeuta Erika Thiele, ter uma autoestima baixa provoca sobrecarga gerada pela constante tentativa de agradar aos outros, ignorando suas reais vontades e necessidades.

 

Toda vez em que você valida a sua vontade e realiza o seu desejo, você está se baseando nos três pilares. Com eles em equilíbrio, menores são as chances de se sentir frustrado. A partir do momento que você acredita em si mesmo, está pronto para experimentar e arriscar coisas novas, a coragem está em dar o primeiro passo. Dessa forma, conseguimos seguir em frente mesmo com medo, sem garantia de sucesso.

 

Qualquer pilar para mudança de vida é o autocontrole. Ter controle pode ser benéfico em várias situações, mas pode ser ruim em muitos momentos e, nessa altura é preciso se livrar dele. Autocontrole excessivo pode te impedir de construir uma vida nova, por não permitir sentir suas próprias emoções ou por aprisionar os seus instintos.

 

Como melhorar a autoestima e a autoconfiança?

 

– Use roupas que fazem o seu gosto
– Faça o corte de cabelo que quiser
– Movimente o seu corpo: dance, caminhe, faça academia ou qualquer outro exercício que você se identifique
– Relaxe e pratique o autoconhecimento
– Mantenha relações saudáveis
– Não compare a sua vida com a de outras pessoas
– Não tenha vergonha de buscar ajuda de um especialista, caso tenha muita dificuldade em lidar com suas escolhas, seus sentimentos ou sinta muita insegurança, procure ajuda.

 

Por Bruna Santos

Compartilhar:

Leia Também