A respiração é um dos princípios da meditação. A técnica tem como objetivo aquietar a mente, passando de um estado de sentimentos ativos para um de relaxamento e de tranquilidade, também conhecido como aqui-agora.
A prática pode ser realizada em todos os lugares e a qualquer hora do dia. Além disso, também é recomendada para qualquer idade: crianças, idosos, pessoas com doenças terminais e profissionais de diversas áreas podem praticá-la.
A meditação é capaz de proporcionar bem-estar e equilíbrio interno, melhorando o estado físico e mental. Também faz a manutenção do sistema nervoso, cardiovascular, digestivo e respiratório, afetando positivamente a nossa saúde física e mental.
Os benefícios de meditar
Se ainda está com dúvida sobre o poder da meditação, descubra mais benefícios que a meditação pode trazer para a sua vida!
Domínio mental: ao aderir à técnica, você permite que seus lados racional e emocional entrem em acordo.
Sono em dia: relaxando a mente, é possível diminuir os níveis de tensão e de estresse do dia a dia.
Aumento do foco: meditar proporciona que os pensamentos se aquietem e foquem em um único ponto.
Emagrecimento: ao estar em dia com a sua mente, é mais fácil impor um objetivo e cumpri-lo.
Melhora a postura: os exercícios propostos pela meditação fazem com que o corpo encontre seu eixo de equilíbrio.
Manutenção da memória: como o método é um treino para o cérebro, ele garante uma manutenção de todas as funções do órgão.
Controle da respiração: a técnica também garante que você respire melhor, evitando a falta de fôlego fora de hora.
Aumento da imunidade: ao viver melhor com o próprio corpo, as defesas do organismo são ampliadas.
Lado emocional tranquilo: outro benefício adquirido é o autoconhecimento. A partir dele, você pode saber melhor sobre seus limites e até onde pode ir sem se prejudicar.
Diminuição da ansiedade: a meditação também é capaz de afastar pensamentos negativos e descontrolados, responsáveis pela instabilidade emocional.
Auxílio na autoaceitação: a junção entre o conhecimento do corpo, da mente e dos sentimentos causa um aumento na autoestima.
Cura natural: quando conciliada com outros tratamentos, a prática traz diversos benefícios. Dentre eles estão a proteção do sistema cardiovascular, controle da depressão, da dor crônica, do estresse, da insônia e, até mesmo, da dependência de drogas.
Renovação da criatividade: a meditação estimula várias partes diferentes do cérebro. A mente se torna mais calma, criativa e clara, melhorando a tomada de decisões, principalmente, relacionadas à intuição
Energia interior
Durante a meditação, os chakras são estimulados. Eles são centros de energias espalhados pelo nosso corpo. Conheça-os:
– Chakra Sahashara: localizado no topo da cabeça, dentre suas funções está regular o sono.
– Chakra Ajna: esse fica entre as sobrancelhas e secreta diversas hormônios no organismo.
– Chakra Vishudda: encontrado na garganta, tem conexão direta com a tireoide e regula funções de órgãos como o coração e o fígado.
– Chakra Anahata: fica perto do coração, ligado a glândula timo. Ela funciona como uma “memória” de doenças, lugar onde os anticorpos ficam guardados.
– Chakra Manipura: localizado no umbigo, é vinculado com o baço e o pâncreas.
– Chakra Swadhisthana: nas mulheres, influencia a região dos ovários, já nos homens, a região das gônadas. É responsável pelo desejo sexual.
– Chakra Muladhara: próximo ao cóccix, mais precisamente no períneo, ele regula as reações do corpo ao estresse.