Cafeomancia: o que é, como funciona, como fazer e mais!

sexta-feira, 03 de dezembro de 2021

A arte de ler o futuro na borra de café, a chamada cafeomancia, é um oráculo milenar originário dos países árabes, tendo sido muito popular entre os grandes líderes e nas cortes orientais. A magia por trás dessa técnica envolve os aromas, símbolos e a história cultural e econômica do café, mesclando simbologias em figuras humanas, animais, astrológicas, flores, números, letras e muitas outras.

 

Atualmente este oráculo é praticado por ciganos, místicos e orientais, em diferentes métodos e interpretações, presentes em várias tradições e crenças. Neste artigo iremos conhecer sobre a história da cafeomancia, seu funcionamento, benefícios, métodos e formas de fazer a leitura. Acompanhe!

 

Entendendo mais sobre a cafeomancia

 

Por ser um oráculo tão antigo, o que chega até os dias de hoje da cafeomancia é uma mescla de diversas culturas, uma vez que a prática foi difundida pelo mundo todo e se difundiu em tantas vertentes e técnicas de interpretação. Veremos um pouco sobre sua origem e história, assim como compreender o seu funcionamento e benefícios, a seguir!

 

Origem e história

 

O café foi cultivado pela primeira vez, pelo que se tem registro, nos monastérios islâmicos do Iêmen, por volta de 575 a.C. Os efeitos da bebida se tornaram conhecidos pela África do Norte até a Arábia, que manteve o monopólio da produção e consumo do café. O processo de torrefação, que fez com que o café obtivesse a aparência que tem hoje, foi desenvolvido na Pérsia, no século XIV.

 

Para os árabes, o café é parte de sua cultura e hospitalidade, sendo servido nos lares pelos anfitriões, e apreciado em diversas circunstâncias. É preparado em pequenos bules sem tampa e com especiarias, sem ser coado. Por conta da borra que se assenta no fundo da xícara, símbolos e imagens começaram a ser vistas, nascendo assim a cafeomancia.

 

A arte de ler a borra de café foi amplamente usada pelas odaliscas para prever qual seria a escolhida pelo sultão, e por ciganos para ler a sorte e tomar decisões. Assim, o oráculo do café foi se disseminando pelo norte da África, na parte meridional da Rússia e ganhou o centro europeu, chegando primeiramente à França e então à Itália, se popularizando no Ocidente.

 

Como funciona?

 

Por ter sido amplamente disseminado pelo mundo, existem algumas variações na hora do preparo, do ambiente, na obrigatoriedade de beber o café preparado ou não, entre outras. No entanto, alguns tópicos se mantém, como a importância de não coar o café, mas prepará-lo ao modo turco para que a borra seja mantida.

 

Após beber o café, a xícara é virada de ponta cabeça e as imagens formadas são interpretadas isoladamente e em conjunto. É preciso estar em um momento tranquilo para não haver interrupções ou influências energéticas na leitura e manter a intuição aflorada, para compreender os símbolos que se apresentam de forma assertiva.

 

Benefícios da cafeomancia

 

A cafeomancia é uma técnica muito usada para aprimorar e se alinhar com a intuição, uma vez que se torna cada vez mais potente e reveladora ao passo que é feita com certa regularidade e começa a tornar o processo de interpretação intuitivo e espontâneo.

 

As previsões da cafeomancia vão para além do consulente, mostrando aspectos gerais da situação que se está vivendo, de outras pessoas próximas, conhecidos e quem virá a conhecer. Todos os caminhos que cruzam com os seus são importantes e podem surgir nesse oráculo.

 

Cuidados com a leitura

 

É preciso estar aberto para encontrar os símbolos e compreender aquilo que a cafeomancia sinaliza. É muito fácil deixar-se levar e acabar procurando as imagens que deseja ver, ignorando as mensagens que podem estar sendo mostradas. Por isso, é interessante praticar a cafeomancia várias e várias vezes, até o processo se tornar natural e essas tendências sejam deixadas de lado.

 

Para facilitar a leitura, use uma xícara de fundo branco ou bem claro. Se o café escorrer no pires, é necessário interpretar também as imagens que aparecem ali, complementando a leitura geral. Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a mão que está segurando a asa da xícara, que deve ser invertida para iniciar a leitura.

 

Posso utilizar qualquer café para a leitura?

 

Até mesmo o café sem a borra, ou coado, pode revelar padrões e imagens, mas o café turco ainda é o mais usado para a prática. O café turco é mais fino do que usualmente consumimos, por isso é interessante buscar pelo café extrafino ou, se não encontrar, o café tradicional pode ser moído até que se obtenha a textura aproximada.

 

Além disso, o café turco conta com a adição de especiarias como canela, cardamomo, anis estrelado e outras, tornando o sabor único e bem diferente do que estamos acostumados, além de acrescentar benefícios energéticos distintos. Por não ser coado, o resíduo que se acumula no fundo da xícara torna a leitura mais facilitada, formando várias imagens e símbolos.

 

Como fazer a leitura da cafeomancia

 

Existem diversas técnicas e formas de praticar a cafeomancia, uma vez que este oráculo tenha passado por diversas mutações em sua trajetória pelo mundo. Por ser um costume geralmente familiar, cada núcleo ou comunidade desenvolveu seu próprio método para a interpretação da borra do café, mas algumas semelhanças podem ser encontradas.

 

Veremos a seguir os procedimentos mais disseminados de leitura, interpretação, métodos e o preparo do café para praticar a cafeomancia. Confira!

 

Como é o procedimento da leitura?

 

Após o preparo, algumas culturas indicam que é preciso tomar o café mentalizando a questão que deseja obter resposta, ou permitindo que sinais sejam enviados de forma ampla, sem nenhum tópico específico. É importante tomar devagar, para que o pó não se misture com a bebida, deixando o fundinho da xícara com o resquício da borra.

 

Então, você irá escolher entre o método tradicional ou o prático, o primeiro para momentos em que você esteja com tempo e preferencialmente em casa, já que demanda maior concentração, e o segundo para locais públicos, onde não se sente confortável para virar a xícara ou deseja uma leitura mais rápida.

 

Após ter o método escolhido, você irá interpretar as imagens e símbolos que se apresentam. São listados mais de 170 símbolos com seus significados para a cafeomancia, por isso a gama de possibilidades é imensa. Porém, com o passar do tempo, você vai se alinhando com as mensagens presentes na borra e começa a compreender por si só sua simbologia.

 

Como determinar a data?

 

A data dos acontecimentos e previsões feitas a partir da borra do café são determinadas pelo local em que a imagem aparece na xícara e também no pires, sendo as extremidades da xícara mais próximas do presente e o fundo mais distante, representando o período vários de meses até um ano. No entanto, para precisar com exatidão o período de tempo, é necessário praticar constantemente, para que o processo seja algo fluído e natural.

 

Ter um caderno para anotar a data e as simbologias que se apresentam, para compreender o decorrer dos fatos e concretização das previsões, pode ser uma ferramenta muito importante para manter a intuição afiada e se alinhar cada vez mais com a arte da cafeomancia e seus desdobramentos.

 

Partes da xícara utilizadas

 

As imagens que se apresentam na borra de café podem ser interpretadas em conjunto, a partir da posição da asa, ou separadamente, considerando a posição na xícara. Até mesmo o pires deve ser levado em conta, se o café escorrer até ele. As partes da xícara representam principalmente o período de tempo em que aquela situação representada pela imagem irá acontecer.

 

Quando uma imagem se forma no pires ou na parte externa da xícara, ela representa o presente, o período que se está vivendo hoje. Se as imagens estão na borda ou bem próxima dela, representam o dia de amanhã e o seguinte.

 

Se as imagens estão no meio, entre a borda e o fundo, representam algumas semanas à frente, até o próximo mês. Se estão no fundo da xícara, representam alguns meses à frente, de seis meses até um ano. Lembrando que, com a prática, se torna mais intuitivo a compreensão das datas e previsões da cafeomancia.

 

Principais interpretações dos símbolos

 

Existem mais de 170 imagens e suas respectivas simbologias listadas pela cafeomancia, então é praticamente impossível memorizar todas ou ter uma lista completa para consultar a todo tempo. Por isso, a cafeomancia é uma prática familiar, pois seus símbolos podem ser lidos de formas diferentes a depender da experiência pessoal de cada um e seu inconsciente simbólico.

 

No entanto, algumas figuras parecem ser muito frequentes e suas interpretações se assemelham em diversas vertentes da cafeomancia. De toda forma, procure anotar e fazer correlações entre as imagens, datas e outros aspectos, para tornar sua prática completa e assertiva.

 

Quando linhas se apresentam, sejam elas curvas, retas, paralelas ou entrecortadas, geralmente são indícios do caminho que se está percorrendo em sua vida, e a forma que é representada pode sinalizar se você está no caminho certo ou não. Quando são retas, predizem determinação e foco, quando são curvas sinalizam problemas ou dificuldades, e assim por diante.

 

Animais aparecem com frequência na cafeomancia, e cada um deles carrega sua própria simbologia. Uma tartaruga, por exemplo, simboliza inteligência e sabedoria, ao passo que uma raposa pede cautela e observação. Cabe analisar as características e simbologia de cada animal e relacionar com as demais imagens que podem ter aparecido.

 

Os objetos presentes na leitura geralmente representam as situações que estão sendo ou irão ser enfrentadas. A taça simboliza a comemoração, o encontro de realizações, o punhal indica perdas e alerta para assinatura de contratos, o martelo indica segurança e força, e muitos outros símbolos podem ser observados.

 

Ainda, são infinitas as possibilidades e imagens que podem ser formadas, por isso é importante ter a intuição sempre aflorada para relacionar o que está sendo mostrado com as situações da vida. Com o passar do tempo praticando a cafeomancia, os significados das imagens na borra de café vão se tornando cada vez mais claras, e você terá seu próprio sistema de símbolos.

 

Método tradicional

 

Existem duas formas mais usadas para a prática da cafeomancia, o método tradicional e o prático. O tradicional é mais elaborado e pode demandar um pouco mais de tempo, sendo ideal para um momento calmo e preferencialmente a só, sem interrupções. Prepare o café turco e beba concentrando-se na questão que deseja obter resposta, ou elevando o pensamento para a espiritualidade, sem focar em algo específico.

 

Então, vire a xícara com um movimento rápido de ponta cabeça no pires e deixe repousar de 10 a 15 minutos. Preste atenção em qual mão estava segurando a asa da xícara, e após a pausa, vire novamente a xícara e inverta a posição da asa – se você estava segurando com a mão direita, inverta a asa para a esquerda e vice-versa.

 

O lugar onde a asa fica posicionada é por onde a leitura é iniciada. Se segurava com a mão direita, por exemplo, inicie a leitura pelo lado esquerdo, no sentido horário. Anote na ordem que for lendo as imagens, a posição que elas estão na xícara e se há algo fora da xícara ou no pires. Então, relacione com seus significados e entre si.

 

Método prático

 

O método prático da cafeomancia é para aquele momento em que deseja ser mais discreto, afinal, caso esteja em local público, pode não estar à vontade em virar a xícara de ponta cabeça. Ainda, é o melhor método para caso esteja usando café coado ou de outro tipo que não o turco. Tome seu café focando naquilo que deseja obter resposta ou se alinhando à sua intuição.

 

Ao terminar de tomar o café, não vire a xícara, apenas gire a asa da xícara para o lado contrário que estava sendo segurada, da mesma forma que no método tradicional, e inicie a leitura das imagens, anotando na ordem que for identificando e sua posição na xícara, sem esquecer o exterior e o pires. Este método é menos ritualístico e detalhista do que o tradicional, mas é tão eficaz quanto.

 

Receita de café turco

 

O café turco é o preferido para a prática da cafeomancia, por conta da facilidade da borra em formar imagens no fundo da xícara e também por ser tradicional, além de acrescentar aromas, sabores e energias das especiarias. Por isso, vamos entender como esse café é feito e quais as diferenças entre ele e o que estamos acostumados.

 

Em primeiro lugar, o café turco é feito em pequenas porções, em uma espécie de bule sem tampa, chamado cezve. Na ausência dessa ferramenta, pode usar uma panela pequena e até mesmo um bule convencional. Outra grande diferença é a espessura do café, que é triturado até que o pó fique bem fino. Se você não encontrar essa variedade, pode triturar o pó do café comum com a ajuda de um processador.

 

Para a medida de uma xícara, acrescente 50 ml de água no recipiente, adicione açúcar, especiarias como canela, cardamomo, anis estrelado, cravo em pó à gosto e coloque para ferver. Quando entrar em ebulição, acrescente uma colher pequena de café e então é preciso deixar a mistura ferver por três vezes, deixando o recipiente descansar por alguns minutos entre uma fervura e outra.

 

Após a terceira fervura, deixe o recipiente descansar novamente para que o pó fique no fundo e então é só servir. É importante não mexer ou misturar, e tomar cuidado na hora de servir, para que a maioria do pó fique no fundo.

 

Qualquer pessoa pode realizar a cafeomancia?

 

A cafeomancia além de uma arte oracular é uma tradição asiática muito apreciada desde de a Antiguidade. Para praticar, o único pré requisito é acreditar no oráculo e permitir sua intuição fluir. A cafeomancia exige estudo, prática e constância para que você chegue a um estágio em que sua intuição coordene a leitura e assimilação das simbologias.

 

Ainda, a cafeomancia é um oráculo familiar, uma prática passada de pai para filho, se moldando à cultura e vivências pessoais. Quando se adquire maior intimidade com o oráculo, é mais fácil compreender as imagens, atrelando-as ao seu inconsciente simbólico e experiências de vida.

 

 

Portal Sonho Astral

https://sonhoastral.com

Compartilhar: