Campanha Dezembro Laranja

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Dezembro Laranja é uma iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.  A ação completa sete anos em 2020 e em decorrência da pandemia do novo coronavírus é feita exclusivamente no formato digital em todos os canais de comunicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Assim como nos anos anteriores, diferentes personalidades participam do movimento vestindo a cor laranja e prédios e monumentos nacionais são iluminados com a cor símbolo da campanha, frisando o compromisso com a prevenção, diagnóstico e tratamentos precoces.

 

Este ano, crianças e adolescentes são porta-vozes para abordar o tema de forma didática e descomplicada, mostrando a importância de não subestimar a doença e de levar em consideração medidas de fotoproteção desde a infância. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA),em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente.

 

A exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além dos episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele. É preciso prestar a atenção em pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam pois podem revelar a doença.

 

Para saber como se prevenir, clique aqui.

 

Fonte: Agência Brasil e www.sbd.org.br

Compartilhar:

Leia Também