Chás caseiros: fortaleça a sua imunidade

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Cada vez mais temos uma rotina agitada e com pouco tempo para se alimentar corretamente. Ter esse estilo de vida acaba colaborando para que o nosso corpo fique mais frágil. Além disso, as baixas temperaturas intensificam a sensação de frio, aumentando o risco de gripes e resfriados.

 

Ter um sistema imunológico forte e funcionando corretamente é muito importante para evitar pegar infecções que podem ser causadas por vírus, fungos ou bactérias.

 

Segundo Márcia Xavier, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, para saber se a imunidade está baixa, pode ser verificado com exames bioquímicos e também observar alguns sintomas no corpo, como por exemplo: cansaço excessivo, doenças simples que ficam graves, como gripes recorrentes, herpes labial, estomatite e amigdalite na boca, infecções respiratórias persistentes e constantes, queda de cabelo e unhas fracas, podem ser sinais que a imunidade esteja baixa.

 

A alimentação saudável contendo alimentos ricos de vitaminas e minerais, principalmente ricos e vitaminas C e do complexo B, são a melhor maneira de prevenir a baixa da imunidade.

 

Os chás são uma das maneiras de fortalecer o sistema imunológico de forma natural, são excelentes para manter a hidratação do corpo e, ao mesmo tempo, reforçar as defesas do organismo.

 

A nutricionista dá dicas de quatro chás que fortalecem o sistema imunológico.

 

Gengibre

 

Tem como principal função melhorar o sistema imunológico por possuir um excelente antioxidante e acaba inibindo a ação dos radicais livres, que prejudicam nossa saúde. Além disso, ele é rico em vitamina C e B6.

 

Alho

 

O alho tem propriedades funcionais importantíssimo, por ser rico em vitamina C e possui antioxidantes que acaba defendendo o organismo contra vírus e bactérias.

 

Erva doce

 

Um chá muito conhecido, porém, poucas pessoas sabem que ele ajuda a melhorar o sistema imunológico por conter grande quantidade de Vitamina C, mineral e ferro. Ambos são excelentes para uma boa manutenção da nossa saúde.

 

Chá de Guaco

 

Pouco utilizado, porém, tem um grande potencial na melhora da imunidade, pois tem ação antioxidante e anti-inflamatória, com atuação das vitaminas C e B.

Compartilhar:

Leia Também