Como usar a cromoterapia?

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Todos os dias as coisas que estão ao nosso redor nos influenciam. Todos os objetos, por exemplo, possuem energia, todas as pessoas também e com as cores não é diferente. As cores são capazes de emanar vibrações que podem atuar ao nosso favor.

 

O que é cromoterapia?
A cromoterapia é um tratamento complementar que utiliza as ondas que são emitidas pelas cores para que elas atuem nas células do corpo trazendo o equilíbrio entre corpo e mente, a sensação de bem-estar e até mesmo aliviar sintomas de depressão.

 

Como funciona a magia das cores? Como usar a cromoterapia?
São utilizadas lâmpadas coloridas, roupas, alimentos e até águas solarizadas que atendam a estes objetivos. Por meio de aparelhos que emitem luzes de diferentes cores, o terapeuta define quais as melhores opções que ajudarão a resolver os problemas específicos de casa paciente.

 

Por ser uma prática integrativa, o tratamento está disponível em diversos postos de saúde, podendo ser oferecido até mesmo pelo SUS em alguns lugares.

 

A pessoa fica deitada em uma maca ou sentada em uma cadeira, em uma sala fechada. Então, o terapeuta utiliza os aparelhos que emitem luzes de cores diversa e o feixe pode ser colocado na pele ou na sala em que a pessoa está. É o terapeuta que avalia a indicação das cores e suas intensidades.

 

A luz é uma radiação eletromagnética de diferentes comprimentos de onda e as cores visíveis correspondem apenas a uma faixa desse espectro. A ação física de luzes, por seus determinados comprimentos de onda, tem sido usada pela Medicina no tratamento de algumas doenças.

 

História da cromoterapia
A técnica surgiu há muito tempo e foi utilizada em diversas civilizações como Índia, China, Egito e Grécia. Esses lugares eram capazes de usar a cromoterapia com o intuito de harmonizar o corpo e curar doenças.

 

Alguns pesquisadores afirmam que os habitantes de Atlântida, o continente desaparecido, teriam construído templos com tetos feitos de cristais que espalhavam luzes coloridas.

 

Os egípcios reuniam pessoas em salas e colocavam um prisma na janela para que os raios de sol adentrassem o ambiente por meio das cores dissipadas.

 

As pedras preciosas da Índia foram compreendidas como conexões com os sete raios que são as forças que formaram toda a natureza existente.

 

Significado das cores para você usar a cromoterapia corretamente:

Azul

O azul acalma, reduz o estresse, a ansiedade e ajuda a induzir ao sono. Por ter um efeito de relaxamento ele pode ser utilizado como analgésico e diminui as dores, já que atua no sistema nervoso.

 

Índigo

Essa cor é capaz de aumentar a conexão entre as pessoas, equilibrar e purificar os ambientes e trazer harmonia e espiritualidade para todos. O índigo é capaz de equilibrar. Energias, aprimorar a intuição e purificar ambientes.

 

Roxo

A cor roxa nos remete à transformação. O poder de transmutar, por isso, essa cor é capaz de regenerar os sistemas nervosos estressados e que tenha cansaço por muito tempo. Se você quer saber como usar a cromoterapia com o roxo, saiba que essa cor também é capaz de reduzir os medos, angústia, depressão e outros sintomas. Essa cor nos conecta também com a espiritualidade e o outro mundo.

 

Laranja

Na cromoterapia a cor laranja é vista como a cor do sucesso e da restauração. É uma cor viva, de energia e que traz calor e vontade de viver. Por ser uma cor conectada a alegria, é capaz de melhorar a autoestima e os relacionamentos, bem como avivar emoções e trazer satisfação.

 

Vermelho

A cor da paixão, do calor e do fogo. Essa cor é capaz de trazer a garra, coragem, dinamismo e vigor para o dia-a-dia. Traz motivação, energia e tem a possibilidade de manter as pessoas agitadas, por isso deve ser utilizado com parcimônia.

 

Amarelo

Na cromoterapia a cor amarela traz o calor e a energia estimulante, além de estimular a percepção, o intelecto e trazer cura para as pessoas. Em momentos de desespero é o amarelo que é capaz de acalmar e alimentar a alma.

 

Verde

Essa cor está associada à saúde, abundância e todas as energias do elemento terra. Além disso, a cor verde ajuda no equilíbrio de corpo e mente e traz alegria e prosperidade.

 

A cromoterapia e as cores do arco-íris
Talvez você já tenha percebido que as cores utilizadas pela cromoterapia sejam as do arco-íris mas, teoricamente, as cores não nos afetam por enxergarmos as suas cores, mas sim por conta da energia que elas emitem e que atuam nas células do corpo melhorando o equilíbrio e trazendo a paz.

 

Ou seja, usar a cromoterapia ajuda no ânimo, no comportamento e nas energias do ambiente. Fazendo com que as pessoas se sintam das formas das cores que foram projetadas.

 

Algumas pessoas adicionam a cor rosa à lista de cores da cromoterapia. Essa cor sugere o amor, união, afeito e o equilíbrio entre os diversos tipos de relacionamentos pessoais e profissionais, bem como problemas cardíacos e bloqueios que possam existir.

 

Porém, são as cores matrizes as responsáveis por coordenar as transformações que são difundidas pela cromoterapia.

 

Como usar a cromoterapia em casa?

– Escolha a roupa que deseja usar de acordo com as cores e o que representam

– Cerque os seus ambientes por objetos que tenham as cores que você quer atrair para eles, por exemplo: amarelo para o escritório, vermelho para o quarto, azul ou verde para a sala, entre outros.

– Utilize cristais nas cores daquilo que deseja construir

– Você pode comprar lâmpadas coloridas e utilizá-las em uma luminária relacionando-as com o que deseja atrair naquele momento.

 

Cromoterapia na estética
As técnicas de como usar a cromoterapia também se relacionam à estética. Sendo possível utilizar as vibrações das cores nas questões relacionadas à celulite, flacidez, envelhecimento da pele, quedas de cabelo e massagens.

 

Os desequilíbrios energéticos e psicológicos também podem ser tratados com a cromoterapia na estética, haja vista que o aumento da autoestima também é capaz de transformar a realidade das pessoas.

 

As cores trabalham como emolientes e cicatrizantes e é capaz de restaurar as células debilitadas, trazendo uma visão holística de todos os problemas e de formas de tratar a saúde.

 

Fonte: Astrocentro

Compartilhar:

Leia Também