Especialistas em educação comentam as dificuldades da “nova escola” na pós-pandemia

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Novas tecnologias, educação socioemocional, segurança e reorganização do conteúdo escolar são os principais desafios para as instituições de ensino.

 

Incertezas, mudanças, planejamentos e a nova forma de ensino. Esses são os aspectos que mestres, pedagogos e escolas têm considerado para entender qual será o futuro da educação na pós-pandemia. Para traçar esse cenário e trazer reflexões sobre o assunto, o sistema de ensino SAE Digital apresenta os desafios da chamada “nova escola”, segundo a visão de três especialistas em educação. Para eles, haverá dificuldades no uso de novas tecnologias, no desenvolvimento da educação socioemocional, no planejamento para a segurança dos alunos e na reorganização dos conteúdos educativos.

 

Segundo Marcos Meier, professor de Matemática, psicólogo, mestre em Educação e um dos maiores especialistas brasileiros na Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva, o principal desafio será integrar as novas tecnologias ao processo de aprendizagem. “Antigamente, eram utilizados datashows com dezenas de slides cheios de texto que tornavam as aulas cansativas e restringiam a interação entre os alunos. Esse tipo de tecnologia estava a serviço do ensino, não da aprendizagem. O ideal é que a tecnologia esteja a serviço da aprendizagem e que supra as necessidades de ensinar e aprender”, comenta o professor. Outro desafio citado por Meier está relacionado à escolha de softwares que incorporem conceitos educacionais didáticos que façam o aluno interagir e que estimulem sua criatividade. “Os jovens precisam ser incentivados constantemente a pensarem fora da caixinha”, enfatiza.

 

A executiva do time editorial do SAE Digital, Cristiane Sliva concorda que os recursos da tecnologia educacional devem ser utilizados para fins pedagógicos, pois auxiliam e otimizam as atividades escolares, adaptando-se à realidade do mundo moderno e interagindo com o currículo escolar para dar sentido à aprendizagem. “No SAE Digital buscamos ferramentas que auxiliam no aperfeiçoamento das habilidades e competências essenciais para a formação integral, que é o caso do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA. Sistema totalmente integrado na tecnologia da educação e que oferece diversos recursos para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem e que estimula o comprometimento do aluno com o próprio desenvolvimento”, explica.

 

Para ela outro desafio da “nova escola” será gerenciar de forma assertiva as necessidades dos estudantes e da comunidade escolar. “Será necessário elencar ferramentas para estabelecer a comunicação com as famílias dos estudantes de forma satisfatória e planejar a retomada dos conteúdos essenciais trabalhados em 2020. Outro ponto importante será promover estratégias para o uso de tecnologias que desafiem os estudantes em aulas presenciais e em aulas não presenciais, como as soluções educacionais híbridas, com conteúdos, atividades e ferramentas diversificadas que aprofundam, avaliam e complementam as interações realizadas durante as aulas”, comenta.

 

Por fim, para Jane Haddad, pedagoga com especialização em Psicopedagogia e mestre em Educação, uma das maiores dificuldades será interligar as inteligências intelectual, emocional e física. Desenvolver as três capacidades entre escola, aluno e família é imprescindível, uma vez que a pandemia tirou os alunos do convívio escolar e social, o que agrava o retorno às aulas presenciais. “O afeto é o fio condutor entre o dever e o direito de todos os envolvidos na escola. Para retomar, será necessário criar protocolos de acolhimento e que cada escola crie campanhas de segurança, otimização, novos cumprimentos, uso do espaço físico e, principalmente, de comunicação”, finaliza.

 

SAE Digital

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