Ser feliz é possível? Bem, este é um tema polêmico, já abordado até pela ciência. Alguns cientistas defendem que até 60% da nossa felicidade é herança genética!
Segundo eles, os fatores sociais e psicológicos determinariam apenas 40% do nosso nível de satisfação com a vida. Por outro lado, há quem rejeite tais teorias.
Para além das discussões acadêmicas, é possível organizar a sua vida para ter mais prazeres e ser feliz de acordo com seus objetivos. Conheça alguns hábitos que são embasados por pesquisas e que podem ajudar você a ser mais feliz no dia a dia.
1. Agradeça
O simples fato de agradecer pode dar um grande impulso ao seu humor, entre outros benefícios. Um estudo descobriu que praticar a gratidão pode ter um impacto significativo nos sentimentos de esperança e felicidade.
Comece cada dia reconhecendo uma coisa pela qual você deve agradecer. Você pode fazer isso enquanto está escovando os dentes ou apenas esperando o alarme disparado tocar.
No decorrer do dia, tente ficar de olho nas coisas agradáveis de sua vida, como conquistas profissionais ou pessoas que amam você.
Com um pouco de prática, você pode até se tornar mais consciente de todas as coisas positivas ao seu redor.
2. Reserve um tempo para passar ao ar livre e próximo à natureza
Se você conseguir reservar pelo menos 20 minutos do seu tempo para ficar ao ar livre, além de melhorar o seu humor, sua mente estará mais aberta e você também melhorará a sua memória. A luz do sol e o ar fresco farão com que você se sinta mais feliz. Até mesmo os dias nublados têm sua beleza, então reserve alguns minutos para observá-los.
Além disso, se puder, mantenha-se perto da natureza. Cientistas da Senckenberg Gesellschaft für Naturforschung, do iDiv e da Universidade de Kiel estudaram a ligação entre a diversidade de espécies e a satisfação com a vida de mais de 26 mil adultos de 26 países europeus.
A conclusão do estudo é de que as pessoas ficam mais satisfeitas se encontrarem uma grande diversidade de espécies de pássaros em seus arredores.
Outra pesquisa mostrou que árvores em áreas urbanas ao redor das casas estão associadas a um uso menor de medicamentos antidepressivos prescritos, revelando a relação entre os espaços verdes e a saúde mental.
3. Faça um esforço para ser mais feliz
Dois estudos separados do Journal of Positive Psychology demostraram que pessoas que tentam ativamente ser mais felizes, no final, se sentem mais felizes do que as que sequer “tentam”. No primeiro estudo, dois conjuntos de participantes ouviam músicas felizes.
Aqueles que tentavam ser mais felizes mostraram um nível de humor positivo maior posteriormente. No segundo estudo, os participantes ouviram várias músicas “positivas” num período de duas semanas.
Aqueles que foram instruídos a focar apenas na melhoria da felicidade tiveram um resultado melhor do que aqueles que foram instruídos a focar apenas na música. Portanto, o esforço de ser feliz, por si só, já é um dos hábitos válidos para uma vida feliz.
4. Exercite-se regularmente
Os exercícios liberam endorfina no cérebro, um dos hormônios da felicidade, o que proporciona um humor melhor. O mais interessante é: se você pratica exercícios frequentemente, o impulso do humor é transportado mesmo em dias que os exercícios não são praticados.
Ou seja, o humor permanece próximo e estável. Tal teoria foi alvo de pesquisas feitas pela Universidade de Bristol, no Reino Unido.
5. Cuide da sua saúde
Ficar em dia com seus check-ups e atento a alguns sinais de saúde são hábitos muito importantes para ser feliz. Em média, a saúde em si condiciona um ganho de 20% da felicidade total. Então não economize tempo nem dinheiro para investir na sua saúde.
6. Pratique o bem
Esse é uns dos itens mais legais e interessantes da lista. Pessoas que dedicam parte do seu tempo ajudando outras são mais felizes. Pois é, e o legal é que essa ação favorece várias pessoas ao mesmo tempo, tanto a que está recebendo ajuda quanto a que está ajudando.
A atitude pode se dar com relação a um animal, um espaço, um lugar ou outro indivíduo! O efeito é imediato na maioria das pessoas, sendo que o fruto dessa ação é ambíguo: melhora tanto a saúde mental quanto a física.
Além de tudo, essas ações contribuem para um mundo melhor, pois se praticássemos mais ações bondosas e desinteressadas, com certeza viveríamos em uma civilização melhor. Em comunidades que se ajudam, ou espaços assim, o ambiente é muito mais gostoso e agradável.
7. Cultive relações sociais fortes
Não importa o tipo de relação que você tenha, seja com a família, amigos (muitos ou poucos), ou comunidades, o importante é que esses laços te proporcionem uma vida feliz.
Independentemente de idade, sexo ou situação financeira, o suporte social (dado e recebido) é um dos hábitos capazes de ajudar o ser humano a ser feliz.
8. Saia com amigos divertidos e com alto astral
Escolha pessoas positivas e que te fazem bem para estar ao seu lado, isso com certeza altera o seu humor, deixando você bem mais descontraído e feliz.
Do mesmo jeito que estudos descobriram que praticar exercícios físicos com parceiros motiva a continuar uma linha de treinos e não interrompê-los, as pessoas ao seu redor possuem impacto no seu humor e, consequentemente, na sua felicidade, do mesmo modo que suas atitudes também refletem na vida dessas pessoas.
Além disso, em situações de carinho e afeto, como abraçar os amigos, o corpo libera ocitocina, um hormônio que também faz parte do quarteto da felicidade.
9. Preste atenção e aproveite os momentos felizes
Além dos oito hábitos para ser mais feliz que já citamos, você também pode adotar um exercício proposto pela linha de meditação mindfulness: o aumento da felicidade.
Como passamos por momentos bons e ruins ao longo da vida, e os momentos difíceis tendem a ser maioria, a proposta é alargar os momentos de felicidade sempre que possível. É um hábito muito simples e cuja prática constante ajuda a ter uma vida mais feliz.
Funciona assim: quando você perceber que está em um momento feliz, pare um segundo para ser grato pela existência daquele momento, permita-se ser feliz naquele instante, sem pensar que logo o encontro vai acabar ou que você precisa ir embora cedo.
Aprecie o momento de felicidade enquanto ele existe, reconheça que é um momento feliz e sinta a felicidade. Com o tempo, isso se tornará um hábito e você irá aproveitar muito mais seus momentos felizes, diminuindo o impacto negativo dos momentos ruins na sua sensação geral de felicidade.
10. Respire fundo
Por fim, se você está tendo um dia difícil e parece que nada vai dar certo, respire fundo! Pode parecer bobagem, mas é cientificamente comprovado que respirações profundas ajudam a oxigenar o cérebro. Isso aumenta a atenção como um todo e traz alívio para momentos de depressão ou estresse.
O aroma do limão também ajuda a dar mais energia através do controle da respiração – ele tem um efeito terapêutico sobre a disposição e o humor e pode te ajudar a ser feliz, nem que seja por um breve instante.
Você também pode fazer pequenas pausas para praticar o pranayama (técnica de controle da respiração da ioga) ou até meditações rápidas.