Meditação para concentração

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

A meditação para concentração pode auxiliar as nossas mentes que estão perdidas em pensamentos 47% do tempo, de acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard. Para os alunos, esses pensamentos normalmente derivam de dois casos: remoer o passado ou preocupar-se com o futuro.

 

O primeiro pode causar tristeza e depressão, e o último pode produzir estresse e ansiedade. Se ignoradas, as emoções podem se tornar opressoras.

 

A meditação pode ajudar a afastá-lo do interminável “o que poderia ter sido” e “e se”.

 

Benefícios da meditação para concentração

 

A meditação para concentração pode mudar a estrutura e a função do cérebro por meio do relaxamento, que pode:

– Reduzir o estresse, ansiedade e depressão
– Aumentar o foco e a concentração do aprendizado
– Melhorar a capacidade de memória e atenção
– Construir um sistema imunológico mais forte e maior resiliência física / psicológica
– Permitir um sono melhor

 

Por que a meditação para concentração é eficaz?

 

Por mais que tentemos, ser capaz de permanecer focado em nossa palavra conectada está se tornando cada vez mais desafiador. E, infelizmente, estar focado é a chave para a produtividade.

 

É impossível fazer qualquer coisa no trabalho ou na escola até que possamos nos sentar sem distração por um longo período e fazer as coisas.

 

Claro, o foco não é útil apenas na escola e no trabalho. É útil quando estamos tentando ler, tentando estar presentes, tentando passar o tempo com amigos e familiares. É útil na academia, ao tomar decisões difíceis e até mesmo ao dirigir.

 

Então, o que está causando nossa falta de concentração e foco?

 

A concentração eficaz, na verdade, tem menos a ver com tentar se concentrar e mais com ser menos distraído. O essencial é aprender a administrar ao tentar melhorar nosso foco são nossas distrações.

 

Essas coisas também não precisam ser externas. Claro, o barulho fora de sua janela ou colegas de trabalho irritantes podem interferir em nossa concentração.

 

No entanto, quantas vezes você gastou muito de sua energia, tempo e atenção reclamando do barulho do lado de fora ou se preocupando com a interrupção de seus colegas?

 

Mais ainda, muitas das distrações que desviam nossa atenção das tarefas pessoais começam dentro de nossas cabeças. Talvez eles comecem como um desejo, preocupação ou pensamento.

 

Com a meditação como foco, podemos treinar nossas mentes não apenas para colocar nossa atenção em algo por longos períodos, mas também para melhor identificar as distrações e rapidamente deixá-las ir, e voltar nossa atenção para a tarefa à mão.

 

Usando a meditação da atenção plena, praticamos colocar nossa atenção nas sensações físicas que nos ancoram ao presente. Por exemplo, nossa respiração e cada inspiração e expiração, ou pontos físicos de contato, como nosso peso ou qualquer sensação de formigamento.

 

À medida que fazemos a meditação para concentração, o que você inevitavelmente verá acontecer é que nossa mente começará a divagar. Às vezes, ele vagueia tanto que esquecemos que estávamos tentando meditar em primeiro lugar!

 

O importante é que, com prática suficiente, possamos nos tornar cientes disso mais rápido e, com mais prática, melhorar e voltar nossa atenção para o que estamos tentando nos concentrar.

 

É a sua vez!

 

Começar sua prática de meditação para concentração envolve apenas algumas etapas que serão cada vez mais fáceis com o tempo. Comece com sessões de cinco minutos e vá aumentando até períodos mais longos à medida que se torna mais confortável com o exercício.

 

Você precisará encontrar um lugar tranquilo onde não seja interrompido. Essas curtas sessões de meditação focada podem ser praticadas em qualquer lugar e a qualquer hora, esteja você no conforto de sua casa ou em um escritório no trabalho. A chave é praticar sua meditação focada em um ambiente calmo.

 

Não se preocupe com o fracasso. Se você perceber que sua mente está envolvida com você e perceber que não está totalmente presente com as sensações do alvo escolhido, não deixe seu perfeccionista interior bater em você por fazer “errado”. Simplesmente parabenize-se por perceber e volte ao momento presente e às sensações que está experimentando.

 

Fonte: Astrocentro

 

 

Acesse a loja da Vibe, só aqui você encontra os melhores produtos místicos e esotéricos.

Compartilhar:

Leia Também