Nossos padrões de beleza sobreviverão à pandemia?

, da Vibe Mundial

A indústria da beleza está mudando rapidamente em resposta à pandemia de coronavírus.

 

Em tempos normais, a mudança está sempre presente em segundo plano. Ele cantarola constantemente, mas lentamente. Enquanto inovação e informação impulsionam a mudança, hábitos e comportamento estabelecidos criam uma força inercial que a arrasta para trás. Mas, vez após vez, quando as sociedades enfrentam uma crise, essa força inercial é superada. Eventos sem precedentes levam a novos medos, que por sua vez levam a alterações de hábitos. Esses novos hábitos permanecem.

 

A humanidade está enfrentando uma dessas crises globais hoje. O vírus COVID-19 está varrendo o mundo, colocando países, sociedades e comunidades sob tremenda pressão. Existem bloqueios impostos pelo governo em muitos lugares, e o distanciamento social, uma frase que provavelmente nunca encontramos até alguns meses atrás, agora é amplamente aceito como a maneira mais eficaz de controlar a propagação do vírus.

 

Essa crise vai passar. Talvez daqui a alguns meses. Talvez daqui a um ano. Talvez mais. O vírus pode persistir. Mas a crise vai passar. No entanto, deixará para trás um legado – novos métodos de trabalho, novos padrões de consumo e, de fato, novas maneiras de interagir com os colegas.

 

A indústria de beleza e bem-estar é um setor que experimentará uma transformação tectônica. Os serviços que esse setor oferece são de natureza pessoal e física. A própria base de spas e salões de beleza é o toque. E toque está se tornando uma palavra ruim hoje.

 

A beleza e o bem-estar continuarão a prosperar porque as pessoas ainda precisarão “se sentir bem”. Um novo penteado ou uma massagem relaxante é mais do que apenas uma reforma física. É um meio de tornar-se mais confiante, sentir-se melhor consigo mesmo e ter o poder de conquistar o mundo. Essa necessidade nunca desaparece. Hábitos como trabalhar em casa, inicialmente podem “libertar” as pessoas de se arrumarem e se vestirem. Mas assim que a novidade acabar, eles perceberão que olhar e se sentir bem tem um vínculo inexorável com o desempenho deles.

 

E enquanto o autocuidado em casa pode se tornar mais popular, nada pode substituir o poder dos praticantes. Estilistas, terapeutas e massagistas são pessoas profundamente comprometidas. Eles simpatizam com o cliente e deleitam-se com sua felicidade. Eles sabem como fazer as pessoas se sentirem bem, querem fazer as pessoas se sentirem bem e serão necessárias para que as pessoas se sintam bem.

 

O setor de beleza e bem-estar continuará, portanto, a conectar profissionais apaixonados e clientes comprometidos. É a interface entre eles que mudará.

 

Essa mudança será impulsionada por quatro pressões – saúde, sociedade, regulamentação e economia. E ativado por uma força – tecnologia.

 

Pressão Sanitária

 

O coronavírus está nos ensinando como somos vulneráveis ​​a doenças infecciosas. A globalização e as viagens intercontinentais resultaram em um planeta menor e mais conectado. Ótimo para humanos, mas infelizmente também é bom para vírus. Cuidados de saúde superiores podem mitigar a mortalidade, mas a ameaça permanece. A ansiedade sempre presente assim criada, tornará as pessoas muito mais preocupadas e conscientes sobre saúde e saneamento. Seja lavando as mãos com mais frequência ou limpando as superfícies com mais frequência, haverá uma percepção aprimorada das práticas saudáveis. Essa “pressão de saúde” afetará a maneira como as pessoas interagem também com os espaços de varejo, especialmente os que envolvem contato físico. Como salões e spas.

 

Pressão social

 

O aumento da consciência da saúde alimentará a “pressão social”. As aglomerações urbanas de hoje são caldeiras globais. Multidões lotadas são um modo de vida e existe proximidade física ininterrupta com as pessoas. O que acontece quando começamos a olhar para todo estranho como um potencial infectador? O que acontece quando suspeitamos que todas as superfícies estejam contaminadas? É improvável que todos mergulhemos em algum isolamento distópico, mas o fato é que todos tentarão jogar pelo seguro. O distanciamento social chegou para ficar. Este cuidado também se estenderá às superfícies físicas. Eu quero pressionar esse botão do elevador? A relutância em evitar contatos desnecessários levará a um conjunto completamente diferente de expectativas em relação aos salões e spas. Não apenas nos processos seguidos, mas também na exibição visível e na exibição aberta de saneamento. Máscaras e luvas podem se tornar o novo uniforme. Não se trata apenas de estar limpo. É sobre ser visto como limpo.

 

Pressão reguladora

 

Nas primeiras décadas do 20 º século, uma percepção de que alimentos de higiene, ou a falta dela, pode causar doenças, levaram a restaurantes a ser mais rigorosamente monitorados. Não apenas na qualidade de sua comida, mas também na limpeza das instalações e na “saúde” de seus processos. A sociedade está agora chegando a uma conclusão semelhante de que o próprio ato de tocar pode espalhar doenças. E a sociedade age através de “pressão reguladora”. O aumento das expectativas e ansiedades dos consumidores pode levar as prefeituras a imporem padrões mais altos ao setor de beleza e bem-estar. Isso pode variar em rigor, desde a auto regulação e diretrizes até as inspeções e classificação.

 

Pressão econômica

 

Uma combinação das três pressões acima pode desafiar a própria viabilidade de algumas marcas de beleza e bem-estar. Isso poderia ser chamado de “pressão econômica”. Novas expectativas dos consumidores, a necessidade de padrões visíveis e o aumento do custo de conformidade podem dificultar a prosperidade de pontos únicos. Há uma boa chance de que eles possam perder para cadeias de múltiplas tomadas e vários locais. As grandes cadeias, seja em comida, hospitalidade ou viagem, às vezes são percebidas como falta de individualidade, mas sempre geram uma aura tranquilizadora de eficiência e previsibilidade. Além disso, eles podem arcar melhor com os custos de conformidade de processos aprimorados e padrões mais altos. Assim, pudemos ver uma mudança de operações independentes para grandes marcas nacionais. Até o artista individual pode encontrar maior segurança e aceitabilidade dentro do guarda-chuva de uma cadeia nacional.

 

O poder da tecnologia

 

As quatro pressões descritas acima representam um desafio significativo para o setor de beleza e bem-estar, mas, por outro lado, o setor tem uma força poderosa para combater essas pressões – a tecnologia.

 

O software baseado na nuvem, sempre ativo e independente de dispositivo, já transformou muitos outros setores, como transporte, mídia e comunicação. Embora o setor de beleza e bem-estar tenha migrado gradualmente para essas plataformas na última década, a crise atual pode ser o catalisador para acelerar essa adoção.

 

Muitas das novas expectativas dos clientes e da sociedade podem ser melhor atendidas com a tecnologia. Reservas on-line, auto-check-ins, pagamentos automáticos e muitos desses recursos servem para eliminar interações desnecessárias por toque. Por exemplo, os dias em que os salões são um ponto de encontro social podem ser numerados. As pessoas vão fazer um corte de cabelo, mas não se sentiriam à vontade esperando no saguão com outros convidados. Algoritmos de reserva inteligentes que otimizam compromissos e garantem um tempo de espera mínimo podem resolver isso. Até o próprio ato de entregar um cartão de crédito a alguém pode causar desconforto. Considerando que a tecnologia permite pagamentos automáticos à Uber.

 

Além dos processos seguidos, as lojas também precisam exibir visivelmente seus padrões de saúde aprimorados – uma espécie de “teatro de higiene”. Como acabar com as revistas e fornecer conteúdo digital que as pessoas possam acessar em seus próprios telefones. Ou coloque telas com uma lista de verificação de saúde que mostra, por exemplo, quando a cadeira foi higienizada pela última vez.

 

A tecnologia permitirá que esses novos padrões sejam exibidos não apenas na saída, mas também fora da visita. Como enviar uma comunicação personalizada aos clientes. Até referências e classificações vão além da qualidade do estilista. Teria de abranger a limpeza e o saneamento da experiência. Isso pode se tornar um fator importante para atrair novos clientes.

 

Obviamente, o serviço fundamental de um corte de cabelo ou massagem ainda envolverá toque, mas a própria eficiência de todos os outros processos tranquilizará o cliente sobre a segurança e a higiene da tomada.

 

A rápida adoção da tecnologia não só será alimentada pela necessidade do cliente, mas também pela capacidade dos negócios. A consolidação da indústria em cadeias maiores significaria que há maior poder de compra para a tecnologia de ponta. A digitalização deixará de ser “agradável de ter” para “deve ter” porque a consolidação e a centralização lançarão novos requisitos de unificação de marca, padronização de processos e gerenciamento de dados que somente a tecnologia pode atender.

 

Portanto, o que teremos após a crise do COVID-19 é provavelmente um setor de beleza e bem-estar mais forte e mais apto. Que usa tecnologia de ponta para atender às novas expectativas das pessoas e comunidades, mantendo seu núcleo de empatia e carinho.

 

 

Por: Redação

 

Fonte: Zenoti

 

Especiais Novos tempos

 

https://www.colunasupinando.com.br/noticia/426/nossos-padroes-de-beleza-sobreviverao-a-pandemia-

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