O Bem Estar Energético e a Produtividade no Trabalho

quarta-feira, 29 de abril de 2020

 

Cada um de nós vive uma vida única recheada de atividades, desejos, anseios, expectativas, metas, frustrações, decepções, ganhos, e principalmente de sentimentos.

 

Pare e pense um instante em tudo que você já fez nos últimos cinco anos…. Volte no tempo e rapidamente perceba quantos afetos, metas, atividades, mudanças participaram desta historia recente. Lembre-se de seus sentimentos e emoções ao longo deste tempo.

 

Se fizer essa retrospectiva você se surpreenderá! Provavelmente vai se enxergar hoje como uma pessoa muito diferente de cinco anos atrás. Não diferente em tudo; mas com transformações profundas em muitas áreas de sua vida – Na forma como enxerga as coisas, nas metas e expectativas. Você há cinco anos imaginaria viver a vida que vive hoje? Você conseguiu nesse tempo realizar ipsis litteris tudo que planejava?

 

A resposta foi não? Então pare e se imagine daqui a 10 anos! Como você acha que as coisas vão ser ou estar?

 

O convite de hoje é para que você perceba que o que define o bem-estar em seu passado, no seu hoje, e provavelmente no seu futuro não é o que realmente acontece; mas como você se sente perante a sua vida, perante seus relacionamentos e seu trabalho. O que ocorre é que por vivermos num mundo cada vez mais conectado e globalizado fica impossível prever e planejar com exatidão o desdobramento das coisas, processos e atividades; assim é necessário o jogo de cintura e saber lidar com a mudança constante e com nossas emoções.

 

Uma chave para sua felicidade, independente de como as coisas “estão” e do que virá pode ser seu bem estar energético. Se você estiver bem, nenhuma situação conseguirá te tirar do eixo e te desviar de sua felicidade! E aí vem a pergunta: O que é e como chegar neste bem estar energético?

 

Na retrospectiva que te convidei a fazer no começo deste artigo veja que você pode perceber que a felicidade é resultado de estar em paz consigo mesmo, de construir uma realidade aprazível para seu “coração”, para seu bem-estar. A felicidade e a qualidade de vida são resultados de observarmos nossas emoções antes de agir. É resultado de tomarmos ações de vida coerentes com aquilo que nos faz bem em vez de viver no automático e de maneira mecânica – agindo sem sentir ou refletir.

 

Assim construímos pouco a pouco um futuro e uma vida coerente com nossas expectativas emocionais. Essa é a chave de tudo! Quando vivemos uma vida “em paz” podemos estar felizes pegando um “cineminha”, por exemplo, porém se não estamos bem conosco podemos estar no mesmo “cineminha” extremamente frustrados e insatisfeitos sem prazer algum.

 

Desta forma, construir e vivenciar seus sentimentos, assumir suas tendências e usar do bom senso e da estratégia para atingir suas metas sem expectativas demasiadas pouco a pouco neutraliza a cobrança interna, suaviza o dia a dia e te permite viver cada momento, ter prazer naquilo que faz, passar a desfrutar de sua vida.

 

Fica o convite; a cada momento viva o prazer de experiênciá-lo e pouco a pouco mude o que não te dá prazer! E desta forma viva seu Bem-Estar, viva a maravilha de sua vida! De estar vivo!

 

Por Gustavo Toro 

Compartilhar: