Dia dos Três Arcanjos

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Com alegria, celebramos no dia 29 de setembro a festa dos três Arcanjos que na Sagrada Escritura são mencionados pelo nome: Miguel, Gabriel e Rafael. São João Paulo II nos exorta a refletir sobre a figura e a função destes singulares príncipes da milícia celeste e a honrá-los com a oração. Cada um de nós deve procurar sentir os três Arcanjos como amigos e protetores junto de Deus e invocá-los freqüentemente e confiadamente”.

 

 

Qual é a tarefa dos três Arcanjos? Eles estão na presença de Deus, são “cheios” da sua luz e do fogo do seu amor e, por isso, são também “espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação” (Hb 1,14). Os seus nomes que terminam com a palavra “El”, que significa “Deus”, revelam a sua missão.

 

 

São Miguel

 


O seu nome significa: “Quem como Deus”. Deus quis que os Anjos servissem livremente o seu desígnio de salvação. Ele lhes revelou o seu plano de amor de se fazer homem na plenitude dos tempos (cf. Ap 12) e de unir em Cristo tudo o que há no céu e na terra (cf. Ef 1,10). Cada anjo teve que decidir-se se queria servir a Cristo, o Verbo encarnado, e aos seus irmãos “menores”, os seres humanos, para conduzi-los no caminho da salvação. No livro do Apocalipse lemos: “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu” (Ap 12,7-8).

 

 

Uma vez que Lúcifer e seus anjos se revoltaram contra Deus, o arcanjo Miguel lançou o grito de batalha: “Quem como Deus” como que dizendo: Ninguém é como Deus. Mesmo se Deus se fizer homem, queremos servir a Deus. Assim São Miguel é o humilde servo de Deus, que declarou guerra contra Satanás. Ele é o Anjo da humildade que nos ajuda na luta contra a soberba e como Anjo da fé nos fortalece em meio às provações. Deus o fez príncipe da milícia celeste e protetor da Igreja. Invoquemo-lo muitas vezes no combate contra os poderes infernais rezando a oração: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate,…..”.

 

 

São Gabriel

 

 

Este arcanjo cujo nome significa “Força de Deus” é o mensageiro de Deus por excelência que foi enviado para transmitir a boa nova da encarnação e pedir o “sim” de Maria: “Alegra-te, cheia de graça, ….” (Lc 1,28). Também a nós Deus envia o seu Anjo para nos transmitir a sua palavra: “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz… porque meu nome está nele” (Ex 23,20-21).

 

 

Procuremos como Maria silenciar, escutar e obedecer ao nosso Anjo da Guarda para que Deus possa sempre de novo entrar na nossa vida e através de nós no mundo e assim continuar o mistério da encarnação até o fim dos tempos.

 

 

São Rafael

 

 

Este arcanjo de nome “Medicina de Deus” acompanhou Tobias na sua viagem: “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tb 5,4). Do Arcanjo Rafael é referida a tarefa de cura. Ele curou a comunhão entre Tobias e Sarah, afastando o demônio que quis destruir o seu amor conjugal. Em segundo lugar, ele curou o pai de Tobias de sua cegueira. Todos nós temos grande necessidade de cura não somente das doenças físicas, mas também espirituais. Invoquemos São Rafael com confiança para nos transmitir o amor de Deus que cura e salva:

 

 

São Rafael Arcanjo, vós, flecha de amor e remédio do amor de Deus, nós vos pedimos, feri o nosso coração com o amor ardente de Deus e nunca deixeis que esta ferida sare, para que, também no dia-a-dia, permaneçamos sempre no caminho do amor e tudo vençamos através do amor. Amém.

 

 

Por Toca de Assis Irmãs

Compartilhar:

Leia Também