Quem canta os males espanta!

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Cantar para muitos pode ser divertido, para outros um dom e há aqueles que consideram o soltar a voz uma verdadeira terapia. O fato é que quem gosta de cantar já sentiu os benefícios dessa prática. Até a própria ciência foi atrás de saber quais são estes benefícios. E um dos principais é que o ato de cantar melhora os estados psicológico e emocional.

 

Vários estudos científicos voltados às pessoas que se dedicam a cantar, sejam sozinhas ou em grupos, como os corais, constataram muitos benefícios conquistados por essa atividade musical.

 

Para saber mais como o cantar faz bem, conheçam os 18 benefícios dessa prática:

 

1. Libera os hormônios do bem-estar
Cantar contribui para a liberação de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de euforia e prazer, e da oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. Estas substâncias propiciam um estado de bem-estar em nós.

 

2. Beneficia a capacidade cognitiva
Cantar pode melhorar as sinapses e funções cognitivas do cérebro contribuindo para pensarmos com mais lucidez e clareza.

 

3. Melhora a saúde
Estudos feitos com pessoas pertencentes a corais musicais constatou que cantar ajuda a melhorar a saúde e a expectativa de vida.

 

4. Diminui a pressão arterial
O efeito calmante do cantar ajuda a reduzir a pressão sanguínea.

 

5. Desenvolve a empatia
A empatia pode ser aumentada com o ato de cantar. Cantando vários tipos de músicas e em várias ocasiões congregamos com outras culturas e pessoas.

 

6. Ajuda a sermos mais expressivos
O canto é um ato de expressividade, ao cantar expressamos sentimentos, emoções e ideias, com criatividade e o jeito de cantar de cada indivíduo.

 

7. Melhora o estado dos pacientes com doença de Parkinson
Estudos médicos indicaram que o canto pode ajudar na melhora da saúde de pacientes com doença de Parkinson, beneficiando a fala, a deglutição, a coordenação e o equilíbrio.

 

8. Exercita a memória
Para cantar precisamos saber a letra da música e por isso cantar é uma boa maneira de treinar a memória e manter o cérebro ativo.

 

9. É uma atividade terapêutica para idosos, deficientes e doentes
O canto pode ser utilizado como terapia complementar para ajudar na melhora do estado de saúde de idosos, deficientes e doentes em geral. Cantar estimula importantes áreas do corpo, como: pulmões, cérebro, garganta, músculos e mente.

 

10. Auxilia a previnir o ronco e a apneia do sono
Especialistas médicos acreditam que o canto pode fortalecer os músculos da garganta e do palato, o que ajuda tratar o ronco e a apneia do sono.

 

11. Ajuda a ter amigos
Podemos compartilhar momentos de cantoria com outras pessoas ampliando nosso circulo de amizade.

 

12. Melhora a comunicação. É educativa
Vários educadores, métodos pedagógicos e sistemas de educação se valem do canto e da música para ensinar várias disciplinas. A música, desde a infância, é tão importante quanto aprender a ler e escrever e contribui para o desenvolvimento da fala.

 

13. Alivia a ansiedade
Cantar nos ajuda a desligar das tensões do dia a dia e a sair do estado de alerta que produz adrenalina gerando estresse e ansiedade, por isso cantar ajuda a relaxar.

 

14. Libera as emoções presas
Ao cantar sentimos a canção e liberamos emoções contidas, dessa forma podemos reconhecer em nós emoções e lembranças guardadas em nossa memória.

 

15. Melhora a autoestima
Ao nos encorajarmos a cantar superamos complexos e medos de nos expôr e vencemos também a timidez e a vergonha dos outros.

 

16. Estimula a sensibilidade
Cantar ativa nossa sensibilidade ao sermos tocados pela melodias e letras que ouvimos. Quanto mais refinadas e de qualidade as músicas forem, melhor para nossa sensibilidade.

 

17. Ajuda a respirar melhor
Quando cantamos, precisamos respirar de forma mais profunda e regulada à cada pausa da música. Cantando massageamos o diafragma, que se contrai ao inspirar e se solta ao expirar, movimentado de forma regulada os nossos pulmões.

 

18. É um bom lazer
Cantar pode ser uma ótima opção de lazer e hobby, ajudando a sair da rotina e ainda proporcionar prazer e satisfação por cantar.

 

Festas musicais, brincadeiras cantantes, karaokês com a família e os amigos ou até cantar sozinho uma canção que gosta, são formas de promovermos a alegria e momentos de satisfação em nossas vidas.

 

O importante é sentir-se bem! Para comprovar todos estes benefícios, cante mais e solte a voz mesmo que seja desafinada. Deixe de lado a vergonha, a autocrítica e a preocupação com o que os outros vão achar ou pensar.

 

Cantar é uma boa terapia e ainda por cima é grátis, é só cantar! O que importa é ser feliz ao realizarmos o que nos faz bem e é saudável!

 

Fonte: GreenMe

 

Acesse a loja da Vibe, só aqui você encontra os melhores produtos místicos e esotéricos.

Compartilhar:

Leia Também