Analistas do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA observam que o primeiro avião híbrido elétrico de 50 a 70 assentos pode ficar pronto em muito pouco tempo.
A expectativa é que até a década de 2030, a aviação elétrica pode realmente decolar. Na verdade, aeronaves de dois lugares da Velis Electro já estão cruzando os céus da Europa, e alguns hidroaviões elétricos vêm sendo testados na província canadense da Colúmbia Britânica.
Agora, aviões maiores estão a caminho. A Air Canada anunciou que compraria 30 aeronaves regionais híbridas-elétricas da Suécia, que espera ver o seu avião de 30 assentos em serviço até 2028.
Essa estimativa é importante para gerenciar mudanças climáticas. Hoje, cerca de 3% das emissões globais vêm da aviação. Com a expectativa de mais passageiros e mais voos à medida que a população se expande, a aviação tende a produzir de três a cinco vezes mais emissões de dióxido de carbono até 2050.