Hoje em dia, tudo parece ter se tornado frágil e descartável, onde somos frequentemente influenciados por diversos fatores: medo de perder algo, necessidade de conexão, exigência de respostas imediatas, além do desejo de conquista. O Feng Shui pode te ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse.
Sentimentos negativos estão se tornando intensos e constantes. Mas você pode aliviar essas sensações aprendendo a controlar a ansiedade ou estresse com o Feng Shui, que trabalha com energia vital, conhecida como “chi”.
Observar o fluxo da energia vital ajuda a perceber o que pode ser mudado ou ajustado, a fim de harmonizar e reequilibrar a energia da casa e, consequentemente, do corpo. O Feng Shui sugere, ainda, a aproximação com a natureza por meio de cores, formas, materiais e imagens.
Harmonize o ambiente com Feng Shui, saiba como:
Cores para alegria e inspiração
As cores em uma casa pode influenciar o ambiente e as pessoas. Dessa forma, em um ambiente monocromático leva à monotonia e à preguiça. Já em lugar muito claro ou totalmente branco gera ansiedade. Por outro lado, um espaço com tons escuros pode se tornar opressor e depressivo.
Conviver com cores traz mais alegria, inspiração e uma visão diferente da casa. Para mudar, vale incluir quadros, imagens, objetos ou móveis coloridos em ambientes monocromáticos, ou brancos. E em ambientes escuros é preciso incluir cores claras e suaves, uma boa iluminação também é fundamental.
Plantas para renovar as energias
No Feng Shui, há uma forte ligação com elementos da natureza e, por isso, existe a recomendação de plantas naturais na decoração de interiores.
Plantas renovam a energia e purificam o ar. Assim também, amenizam efeitos de produtos químicos, como tintas e produtos de limpeza, e de ondas eletromagnéticas dos aparelhos eletrônicos.
As plantas como, por exemplo, Lírio da Paz, Zamioculca, Dracena Massangeana, Dracena Janet Craig, Árvore da Felicidade e Ráfia são indicadas para melhorar a qualidade do ar dentro dos ambientes.
Móveis para fluir a energia vital
A disposição dos móveis deve favorecer a circulação livre, sem obstáculos, criando um caminho que deixe a energia vital fluir desde a entrada e por todos os cômodos da casa.
Um dos móveis mais importantes é a cama, que deve ter cabeceira inteiriça para transmitir segurança e proteção. A cama não deve encostar na parede do banheiro ou ficar embaixo de uma janela, pois essas posições podem desencadear ansiedade, insônia e estresse.
Manutenção da casa para equilibrar emoções
Simbolicamente, o sistema nervoso está relacionado com a energia elétrica de uma casa.
Sentimentos negativos como, por exemplo, falta de esperança e cansaço, podem ser amenizados com a manutenção da eletricidade da casa. Verifique se as luzes andam queimando com frequência, se todas as tomadas funcionam, se a fiação está em ordem ou se precisa ser trocada.
Já a água está ligada às emoções e finanças. O desequilíbrio nessas áreas não são saudáveis. Se identificar vazamentos, entupimentos, sujeiras em qualquer tipo de encanamento e em qualquer área de uma casa, contenha e conserte imediatamente.
Bagunça influência a energia
A desordem é uma das principais causas da confusão mental. O acúmulo de itens sem uso ou quebrados geram uma energia estagnada, causando estresse.
O “quarto da bagunça”, por exemplo, não deveria nem existir, ao invés disso, devia ser o quarto da organização com prateleiras, caixas, armários e fácil acesso para encontrar objetos.
A desordem em um único cômodo afeta a energia da casa toda e de todos os moradores. Portanto, encare o desafio da organização e comece com uma gaveta, um armário, até arrumar tudo. Doe, recicle, conserte e abra espaço para novas oportunidades, trazendo clareza mental e equilíbrio para sua vida.