Bibliotecas se reinventam para manter as portas abertas

O Sistema Nacional de Bibliotecas afirma que hoje existem 5 mil e 200 unidades em funcionamento no país. Apesar do volume, em cinco anos 800 delas foram fechadas.

Para se manter atuantes e abertas, algumas bibliotecas buscam soluções alternativas, como eventos culturais presenciais e a distância, e também disponibilizam o acervo para leitura digital.

A Biblioteca Sinhá Junqueira, de Ribeirão Preto, é um exemplo. Para sobreviver, com acervo de 14 mil livros e obras raras, foi totalmente reformada e adaptada para abrigar, além do acervo, 30 computadores, 15 salas de leitura e estudo, auditório com 60 lugares, sala com equipamentos de acessibilidade, e outras para atividades lúcias e cultural.

Para a reestruturação, os administradores buscaram referências da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Uma delas é a Biblioteca de São Paulo, que possui um conceito de biblioteca vindo.

Usamos cookies para melhorar sua experiência e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Configurações de Privacidade

Escolha as categorias de cookies que deseja aceitar. Você pode alterar estas preferências a qualquer momento.

get_footer(); ?>