Levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria busca entender como estão as escolhas e hábitos de consumo do brasileiro, em especial num cenário de compras de final de ano e promoções.

A pesquisa Retratos da Sociedade entrevistou mais de 2 mil pessoas com idade a partir de 16 anos em todo o país. O principal destaque entre os resultados é como o meio ambiente tem se refletido nos hábitos de consumo e no comportamento das pessoas.

74% dos ouvidos adotam hábitos sustentáveis, sendo que 30% dizem que sempre ter esse olhar durante o consumo e 44% afirmam que às vezes se preocupam com isso.  Porém, quando avaliada a percepção com relação às pessoas que residem em seu estado, os índices caem para 32% da população.

Ter hábitos sustentáveis tem a ver com a preocupação com o meio ambiente, com o ciclo de vida dos materiais e com a conservação dos recursos naturais. O principal indicador é a compra de empresas que já adotam esta preocupação, como embalagens com fácil biodegradação. Ou seja, é uma forma indireta de ser ambientalmente correto.