Saiu o ranking das cidades com o menor custo de vida do Brasil, ou seja, onde é mais barato viver. O levantamento é da consultoria Mercer, que avalia o custo de vida em vários locais pelo mundo.

Na pesquisa feita neste ano de 2022, a Mercer detalha que as cidades mais caras do Brasil são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Já as com menor custo de vida ficam no nordeste, no centro-oeste e na região sudeste.

Elas são Fortaleza, Campo Grande, Recife, Belo Horizonte e Campinas. Para criar o ranking das cidades, os pesquisadores utilizaram como parâmetro a cidade de São Paulo (SP) e consideraram fatores como esporte e lazer, serviços domésticos, cuidados pessoais e refeição fora de casa.

Um exemplo do parâmetro: Fortaleza (CE) tem os serviços domésticos do município 34% mais baratos comparados a SP. Campo Grande (MS) é 25% mais econômica. Já Campinas, em 5º lugar, também no Estado de SP, tem as melhores condições de preços em serviços domésticos e transporte. Porém, é mais barata que a capital 6% e 2%, respectivamente.