Finanças

7 dicas para organizar suas finanças

7 dicas para organizar suas finanças
, da Vibe Mundial

Organizar as finanças pessoais é um grande desafio para muitas pessoas, principalmente para quem trabalha de forma autônoma e também precisa cuidar do próprio negócio.

No entanto, é uma tarefa muito importante, já que a falta ou o mau planejamento pode gerar problemas financeiros, como o aumento de dívidas, gastos desnecessários e entre outros.

Para evitar dor de cabeça, é preciso ter um bom controle financeiro. Assim, você não vai mais precisar se preocupar no final do mês e vai poder aproveitar melhor o seu dinheiro, que tal realizar aquele seu sonho?

Com o novo ano chegando é normal criar metas para colocar em prática no próximo ano, um dos desejos mais comuns é se organizar financeiramente.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para se organizar financeiramente:

1. Faça um orçamento

Crie uma lista com todos os seus gastos fixos, ou seja, as despesas que são prioridades, como água, aluguel, etc. Tenha em mente que esse valor encontrado são suas despesas mensais e que já compromete a sua renda.

O valor que sobrar é o que você tem disponível para os gastos variáveis, ou seja, pode gastar como preferir, ou ainda pode investir ou criar uma reserva financeira.

Lembre-se que estabelecer um limite de gastos ajuda a economizar e evitar desperdícios.

2. Organize suas compras

Faça uma lista do que deseja comprar e divida os itens em duas categorias: “preciso” e “quero”, assim os produtos da primeira categoria ganham prioridade. Além disso, você consegue visualizar melhor quais serão seus futuros gastos.

Evite comprar por impulso, mantenha o foco no seu planejamento.

3. Compare os preços

Atualmente, com a ajuda da internet, ficou mais fácil pesquisar sobre a variação de prelos de um mesmo produto, o que pode render uma boa economia.

Os valores podem variar das lojas físicas e online, além das multimarcas. Se atente aos cupons de desconto.

4. Anote

Se você não tiver controle dos pequenos gastos feitos no dia a dia, pode impactar suas finanças, já que você não sabe como está gastando.

Encontre um jeito de anotar tudo o que entra e sai da sua conta. O valor de um cafézinho, por exemplo, pode parecer não importar, mas entender para onde sua renda está indo, fica mais fácil controlar suas contas.

5. Cuidado com o cartão de crédito

Uma compra de valor baixo pode parecer inofensiva, mas o acúmulo de pequenos gastos pode comprometer o orçamento dos próximos meses e atrapalhar o planejamento das suas finanças.

Se optar por pagamentos parcelados, inclua o valor na fatura no seu planejamento de compras. Se possível, dê preferência por opções à vista.

6. Separe um valor para as despesas anuais

Um erro cometido pela maioria das pessoas é focar apenas nos gastos mensais e deixar de lado as despesas anuais, por exemplo, IPVA, IPTU, seguros, material escolar, etc.

Esses gastos acabam se tornando um problema, já que você não se planeja para pagá-los e pode passar por aperto quando eles chegarem. A dica é reservar uma quantia para essas despesas no decorrer do ano, ou seja, separe um valor específico todo mês para elas.

7. Tenha uma reserva de emergência

Situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento e com qualquer pessoa, por isso esteja preparado. Crie um fundo com uma quantia para imprevistos como rescisão de contratos, problemas de saúde, conserto do carro entre outros.

Em situações como essas é preciso manter a calma e a reserva pode te proporcionar isso.

Bônus

Quer mais dicas para organizar melhor suas contas ou de investimentos? Vem  conversar coma gente nesse bate-papo super educativo do Vibe Cast

Mais lidas

Compartilhe:

Leia também

Baixe o aplicativo
da Vibe Mundial

E ouça a maior rádio esotérica do Brasil
onde e quando quiser.