O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, é um dos ganhadores do prêmio oferecido pela Organização Mundial da Saúde a pesquisadores, profissionais da saúde, instituições e organizações que atuam no combate ao tabagismo.
O Centro de Estudos foi premiado pelas contribuições para o controle do tabagismo, no Brasil, e para a compreensão do impacto socioambiental do cultivo e produção de tabaco.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 31 deste mês, Dia Mundial Sem Tabaco, no RJ. A data foi instituída pelos países-membros da OMS em 1987, com o objetivo de alertar sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao uso do tabaco e da exposição à fumaça.
Este ano, o tema da campanha é “Cultive alimentos, não tabaco”. A intenção é conscientizar sobre a produção de culturas alternativas ao tabaco e incentivar os agricultores a substituírem o produto por outros que sejam nutritivos e saudáveis.