Os pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2023 começarão em 31 de maio e serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita Federal. O prazo para entrega das declarações começou no dia 15 de março.

Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição. Ficam na frente na lista os contribuintes com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos; e os portadores de deficiência física, mental ou moléstia grave. Profissionais do magistério também.

Porém, a lista de prioritários recebeu reforço. Receberão antes também os contribuintes que adotarem o modelo pré-preenchido, ou que optarem por receber a restituição via PIX (sistema de transferências em tempo real). Essa foi uma novidade trazida pelo Fisco neste ano.

A partir daí, segundo as regras da Receita, a prioridade do pagamento acontece pela data de entrega da declaração do Imposto de Renda — ou seja, quanto mais cedo o documento for enviado ao Fisco, maior a chance de o contribuinte receber um eventual valor de imposto a restituir já nos primeiros lotes.