IMPA cria ferramenta de Inteligência Artificial para exame médico

Uma novidade, que tem como base o ramo da ciência da computação que busca simular a inteligência humana em uma máquina, está sendo desenvolvida no país. O objetivo é ajudar na análise de exames médicos, como a ressonância magnética.

A pesquisa é realizada no IMPA – Centro de Pesquisa e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ligado aos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação.

Os pesquisadores trabalham com uma ferramenta de Inteligência Artificial, capaz de fazer o computador aprender uma tarefa manual, de forma automática. Isso acelera o processo de interpretação de exames e diminui para minutos o atual tempo de entrega do laudo, que hoje dura vários dias.

O estudo é uma parceria com o Grupo Dasa, de medicina diagnóstica, e conta com apoio de uma rede de instituições. Fundado em 1952, o IMPA é hoje uma das instituições mais respeitadas da ciência brasileira e um dos centros mais reconhecidos de pesquisa matemática no mundo.

Usamos cookies para melhorar sua experiência e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Configurações de Privacidade

Escolha as categorias de cookies que deseja aceitar. Você pode alterar estas preferências a qualquer momento.

get_footer(); ?>