A NASA desenvolve programa para cultivar vegetais no espaço. Tudo começou em 2012, com o astronauta Don Pettit, que criou um diário para acompanhar o crescimento de uma abobrinha dentro da Estação Espacial Internacional.
Além de divertido e interessante, o projeto serviu para chamar a atenção para o cultivo de vegetais no espaço. O programa de Sistemas de Produção Vegetal, conhecido como VEGGIE, é o resultado do longo histórico da NASA em testar o crescimento de plantas no espaço.
Esses experimentos anteriores incluíram os efeitos da gravidade-zero no crescimento da planta, os testes de como brotos com rápido crescimento se comportam e a avaliação da viabilidade de diferentes tipos de luz artificial. Já o VEGGIE é o próximo passo: a primeira tentativa da agência de cultivar algo que realmente pudesse sustentar os astronautas.
O objetivo final de todas essas pesquisas é criar um sistema regenerativo de crescimento, para que a comida esteja em constante crescimento dentro de qualquer comunidade fora da Terra. No entanto, a NASA ainda não permitiu o consumo desses alimentos.