Um número crescente de pesquisadores da saúde tem explorado vários aspectos do gerenciamento e da recuperação de energia após um longo dia de trabalho. Por isso estão recomendando as micropausas.

Um grupo de pesquisadores selecionaram 22 estudos científicos sobre a importância de dar pequenas paradas ao longo do expediente para recarregar as baterias. São pausas para respirar.  A equipe fez uma meta-análise de todos esses estudos, para tentar identificar conclusões mais generalizadas.

As tarefas variaram entre os experimentos e incluíam simulações de trabalho, tarefas reais relacionadas ao trabalho e testes cognitivos não relacionados ao trabalho.  Os tipos de pausas também variaram, incluindo pausas físicas, atividades relaxantes e atividades mais envolventes, como assistir a vídeos.

Os experimentos mostram que fazer micropausas – interromper uma tarefa por períodos de 10 minutos ou menos – está associado à redução da fadiga e aumento do vigor.

Nenhuma associação foi encontrada com um melhor desempenho nas tarefas, que requerem intervalos mais longos para melhorar o desempenho.