Estudo sobre a Saúde da Mulher, que durou cerca de 18 anos, analisou a relação do uso da terapia hormonal e a mortalidade, sobretudo por câncer e doenças cardiovasculares.
A terapia hormonal é utilizada durante a menopausa, uma etapa da vida fisiológica das mulheres e, dependendo do caso, exige tratamento dos sintomas causados. Os sintomas surgem em mais de 60% das mulheres.
Com isso, a terapia hormonal, sendo a primeira opção para o tratamento dos sintomas da menopausa, exceto quando há contraindicação, é muito importante.
A pesquisa mostrou que não houve aumento de mortalidade por câncer e doenças cardiovasculares. A Sociedade Norte-Americana atualiza as colocações da organização feitas em 2017 e agora em 2022. Nela, a terapia hormonal continua como o tratamento mais eficaz.
O tratamento pode começar até quatro anos antes da menopausa, caso os sintomas apareçam, mas é preciso analisar todas as variáveis para a prescrição da terapia hormonal. De forma geral, antes dos 60 anos e nos primeiros 10 anos da menopausa, é uma faixa etária oportuna para o tratamento.