Sustentabilidade

Projeto para captura de gás carbônico deve ser implantado no Brasil

Projeto para captura de gás carbônico deve ser implantado no Brasil
, da Vibe Mundial

A Petrobras quer implantar no Brasil um projeto inédito de captura e armazenamento de gás carbônico no oceano. A ideia é que esses gases poluentes sejam escoados das instalações industriais até um reservatório permanente abaixo do leito marinho.

Com isso, a empresa pretende reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Mas o projeto, que está sendo desenvolvido em parceria com outras empresas, pode ser aplicado também por setores como indústria de cimento e as siderúrgicas.

A companhia antecipou também que já começou os estudos para um um projeto-piloto de captura de carbono, em Macaé, no Norte do Rio de Janeiro. O gás poluente será encaminhado a um reservatório com capacidade de armazenar 100 mil toneladas por ano.

A Petrobras já é líder mundial em captura, uso e armazenamento geológico de gás carbônico, devido à reinjeção do gás carbônico nos campos do pré-sal. Após a retirada do óleo bruto e do gás natural, o CO2 resultante é reintroduzido nas jazidas pelas próprias plataformas marítimas.

Compartilhe:

Leia também

Baixe o aplicativo
da Vibe Mundial

E ouça a maior rádio esotérica do Brasil
onde e quando quiser.