Em parceria com o Instituto Promundo, o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, lança no país a estratégia Primeira Infância Antirracista, que é chamada pela sigla PIA.
A PIA é uma estratégia de sensibilização sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil na primeira infância e, também, uma estratégia de mobilização social voltada para profissionais de saúde, famílias, pais e cuidadores.
O alvo recai sob as práticas antirracistas no cotidiano de serviços de educação infantil, assistência social e saúde.
A PIA nasce com a ideia de não só sensibilizar sobre os impactos do racismo, mas também em oferecer soluções.
O fato de a estratégia ser direcionada à primeira infância é explicado porque esse é o período da vida – de zero a seis anos de idade – em que o cérebro da criança se desenvolve com maior facilidade e as bases do desenvolvimento se estruturam.