A Universidade de Reading, no Reino Unido, publicou um estudo que mostra o quanto é possível melhorar os sintomas da depressão e da ansiedade a partir do uso da vitamina B6.

A pesquisa mostra que a vitamina ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro. Esse efeito calmante está relacionado com a redução da ansiedade entre os voluntários que participaram da pesquisa.

Os pesquisadores afirmaram que, a partir desses dados, é possível identificar padrões nutricionais que podem beneficiar o bem-estar mental. Eles revelaram também que a vitamina B6 é muito importante para outros processos no corpo, como as diferentes reações enzimáticas, e no metabolismo de aminoácidos, carboidratos e gorduras.

As vitaminas B6 são também chamadas de pirodoxina. O complexo vitamínico também pode evitar complicações de doenças cardíacas, e age na síntese de substâncias que atuam no sistema nervoso como a serotonina e a dopamina. A B6 é encontrada em sementes de girassol, banana, fígado e outros alimentos.