5 práticas simples de autocuidado para a saúde mental

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Falar sobre autocuidado está muito em alta no momento, principalmente agora durante o período de isolamento social, em que as pessoas estão ficando mais em casa. Viver sob pressão ou até mesmo situações de estresse e preocupações fazem parte da rotina de muitos brasileiros, e está errado quem pensa que autocuidado é apenas beber dois litros de água por dia, passar protetor solar sempre que sair de casa ou praticar exercícios físicos alguns dias da semana.  O autocuidado vai muito além do bem-estar físico, para estar bem consigo mesmo é extremamente importante estar de bem com seu lado emocional também. 

De acordo com o Coordenador do Curso de Psicologia, do Centro Universitário Unimetrocamp, Professor José Anizio Marim, “existem certos cuidados para que nosso lado emocional não adoeça, entre eles, separamos algumas práticas simples, que são fundamentais para melhorar nosso bem estar mental”.

Priorizar: Saber escolher as tarefas mais importantes, deixando algumas para depois. O que é importante para você pode não ser prioridade para os outros.

Escolha: Só você pode decidir o que é importante para suprir as suas necessidades! Evite depender da opinião dos outros para sua felicidade.

Expressão: Saiba conhecer suas emoções e expressá-las de forma real. Evite pensar na reação das pessoas para se manifestar. 

Desacelerar: Com todas as obrigações no dia, é comum que algumas delas sejam feitas muitas vezes no “automático”. Tenha prazer em cada realização. Se errar, comece novamente.

Permissão: Se permita falar “não” para as coisas que incomodam. Não precisa agradar a todos para ser feliz.

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