7 maneiras de melhorar a saúde mental em 2021

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Dicas e sugestões que vão te ajudar a ficar bem consigo mesmo e melhorar a relação interpessoal.

 

Início de ano é historicamente o momento em que as pessoas ficam mais propensas a colocar em prática novas resoluções e repensar sua existência e velhos hábitos. Em 2021, esse comportamento tende a ser ainda mais latente, já que ainda estamos sob o impacto da pandemia do coronavírus.

 

Mas, bem antes de o mundo ser abalado pela covid-19, o cuidado com a saúde mental passou a ser mais valorizado com a campanha Janeiro Branco, que entrou para o calendário da saúde em 2014. Ela convida as pessoas a pensarem sobre sua saúde mental e a refletirem sobre a importância dos cuidados e da prevenção ao adoecimento emocional.

 

Os transtornos mentais adoecem pessoas, causam afastamento do trabalho, afetam relacionamentos, abalam famílias e muitas vezes podem trazer sequelas difíceis de serem superadas. A boa notícia é que existem práticas eficientes e que podem melhorar a nossa saúde mental. Confira abaixo sete maneiras para adotar a partir de agora!

 

Pratique atividades físicas

 

Atividades físicas têm impacto positivo sobre a nossa saúde como um todo, bem como na saúde mental. A prática regular dessas atividades auxilia no gerenciamento do estresse, no controle da ansiedade e no equilíbrio do humor, auxiliando no tratamento de quadros como a depressão.

 

A pandemia nos mostrou que é possível realizar atividades físicas mesmo dentro de casa, há diversas opções gratuitas disponíveis na internet, como aulas de zumba, de dança, de yoga, de treino funcional, dentre outras opções. Aproveite este tempo para experimentar alguma atividade do seu interesse, use a criatividade, o importante é não ficar parado!

 

Mantenha uma alimentação saudável

 

Opte por uma alimentação saudável e balanceada, que priorize alimentos frescos e integrais, como hortaliças, vegetais, grãos, leguminosas e carnes magras. Não se esqueça também de ingerir diariamente frutas e beber bastante água, no mínimo dois litros por dia.

 

Cuide da qualidade do seu sono

 

Muitos processos biológicos importantes acontecem enquanto dormimos. Dormir uma quantidade adequada de horas é importante para manutenção da nossa saúde mental e para manutenção da nossa memória. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, reduza a iluminação ambiente e os ruídos algumas horas antes de dormir, evite passar muito tempo diante das telas (celular ou televisão) antes de deitar. Faça uma refeição leve e atividades relaxantes antes de dormir, como ler um bom livro.

 

Mantenha relacionamentos saudáveis

 

O ser humano é um ser social e, portanto, é muito importante manter relacionamentos sociais saudáveis e prazerosos. Mesmo com as restrições de contato físico devido à pandemia, não deixe de telefonar para seus amigos, pais e familiares com frequência e ter uma boa conversa. Hoje em dia podemos contar com a ajuda de recursos virtuais gratuitos para realizar chamadas de vídeo e matar um pouco a saudade dos encontros.

 

Priorize momentos em contato com a natureza

 

A vida na cidade impõe um ritmo por vezes muito acelerado no viver e os momentos em meio à natureza nos ajudam a nos reconectar com nosso tempo, reduzindo a sensação de ansiedade. Momentos ao ar livre também garantem o contato com a luz solar, importante para manter adequados os índices de vitamina D do nosso corpo, que também influenciam nosso humor.

 

Procure conhecer praças do seu próprio bairro, ou aproveite os parques públicos. Só não esqueça de levar sua máscara, higienizar corretamente as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel 70% e evitar horários de maior aglomeração.

 

Tenha momentos de reflexão e meditação

 

Separe alguns minutos do dia para refletir sobre suas escolhas e caminhos. Você pode registrar em um caderno como tem se sentido, os desafios que tem enfrentado, as metas pessoais que deseja para o ano de 2021. O importante aqui é que separe um tempo só para você.

 

Muito tem se falado atualmente sobre a prática da meditação como autocuidado, que pode ajudar nesse processo de reflexão, como também outras práticas de espiritualidade que você se identifique.

 

Controle o tempo de exposição às notícias

 

Mantenha-se informado, mas evite passar muito tempo de seu dia buscando notícias sobre a pandemia e seus desdobramentos como número de casos, complicações, vacinas e etc. Isso pode deixá-lo mais angustiado. Aqui o importante é o equilíbrio.

 

 

Texto da Prefeitura de São Paulo sob consultoria da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

Compartilhar:

Leia Também