7 motivos que podem te fazer suar muito enquanto dorme

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Acordar de madrugada pingando suor é uma das situações mais desagradáveis que existem. Porém, vamos descartar situações óbvias como o próprio clima quente ou o excesso de cobertas para focar na questão da saúde: quais são os motivos que podem levar à sudorese noturna?

 

 

O suor noturno pode ser causado por diversos fatores, e você deve ficar atento a esses sinais e procurar ajuda o quanto antes se isso se tornar frequente. Confira 7 dos motivos que podem causar esse incômodo:

 

 

1.Menopausa

 

 

Esta provavelmente é a causa mais conhecida para a sudorese noturna. Quando as mulheres estão entrando nessa fase da vida, as ondas de calor são alguns dos primeiros sinais de que o período fértil está chegando ao fim e que os hormônios estão desregulados.

 

 

2.Remédios

 

 

Alguns medicamentos antidepressivos ou para distúrbios psiquiátricos podem ter a sudorese noturna como efeito colateral. Se esse for seu caso, você pode conversar com seu médico se existe a possibilidade de troca de medicação e se esse é um efeito apenas passageiro.

 

 

3.Câncer

 

 

Os linfomas são cânceres que atacam o sistema linfático, responsável por transportar glóbulos brancos para todas as partes do corpo. Um dos primeiros sintomas desse tipo de tumor é a sudorese noturna, ou seja, não dá para ignorar esse sinal, não é mesmo?

 

 

4.Infecções

 

 

Diversos tipos de infecções podem levar a intensos quadros de suor durante a noite: tuberculose, endocardite (nas válvulas do coração), osteomielite (nos ossos) e AIDS são algumas das mais comuns de gerarem esse incômodo sintoma.

 

 

5.Ansiedade

 

 

Quem sofre de distúrbios de ansiedade já deve ter acordado encharcado no meio da noite. Normalmente, a sudorese causada por esse motivo também é acompanhada de nervosismo, tensão e insônia.

 

 

6.Distúrbio do sono

 

 

A sudorese noturna pode ser um problema para quem sofre de outras complicações na hora de dormir, como insônia ou apneia. Normalmente, quem tem esse problema costuma apresentar sonolência durante o dia e pressão alta, além de acordar abruptamente no meio da madrugada.

 

 

7.Hipoglicemia

 

 

A falta de açúcar no sangue também pode ser um dos fatores que desencadeiam a sudorese. Pacientes com diabetes por vezes apresentam esse sintoma, já que o período noturno é quando eles ficam mais tempo sem se medicar com insulina.

Compartilhar:

Leia Também