Parte II – “Fórmula oficial da Medicina Tradicional Chinesa para tratar com sucesso pacientes com Covid-19”

quinta-feira, 26 de março de 2020

 

 

A fórmula oficial do MTC (que trata com sucesso os pacientes com COVID-19 na China) Medicina Tradicional Chinesa.

 

No momento em que escrevia estas linhas, no Brasil os casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) avançavam, incluindo número de mortes acima do esperado.
Enquanto todo o país da Itália está em confinamento e os casos confirmados de COVID-19, o novo coronavírus, está aumentando nos Estados Unidos, , na China, aparentemente, a crise se estabilizou … pelo menos por enquanto.

 

Além de conter a propagação da doença na China através de quarentenas obrigatórias e a rápida construção de instalações de tratamento, a Medicina Tradicional chinesa (MTC) provou ser muito eficaz no tratamento de pacientes com coronavírus.

 

Geralmente, os médicos da MTC tratam os pacientes de forma holística, olha para o paciente como um todo, avaliando características de sinais demarcados na língua, pulso, cor da tez da pele, tom e som da fala, o diagnóstico feito desde brilho dos seus cabelos e olhos, fluidos corpóreos, coloração das suas fezes se boiam ou afundam, com cheiro ou não, e neste momento de pandemia em vez de se pensar em solução única, pra cada paciente surgiu uma solução única para todos.

No entanto, com o COVID-19, esses são tempos incomuns.
Os diagnósticos de MTC, como análises de língua e pulso, ainda são comuns em muitos hospitais da China. No entanto, com milhares de pacientes afetados pela doença, uma fórmula oficial de MTC em nível estadual foi considerada necessária para procedimentos de tratamento em massa.

 

E o nome da fórmula oficial para tratar o coronavírus é:

 

Qing Fei Pai Du Tang para pneumonia e outras complicações do coronavírus

 

Depois que ficou claro que a estratégia vencedora para o tratamento de pacientes com coronavírus era combinando a medicina ocidental e tradicional, o Escritório Geral da Comissão Nacional de Saúde e Saúde da China anunciou uma fórmula recomendada para todas as províncias no tratamento de pacientes com COVID-19.

 

A recomendação do Escritório Geral, feita em conjunto com o Escritório da Administração Estatal de Medicina Tradicional Chinesa, é uma fórmula chamada “Qing Fei Pai Du Tang”.

 

Contendo 21 ingredientes à base de plantas, o Qing Fei Pai Du Tang tem sido usado para tratar milhares de pacientes, variando de leve a grave.

 

Para pacientes gravemente enfermos, a fórmula é modificada e são necessárias intervenções de tratamento modernas, importante ressaltar que não se deve tomar fitoterapia chinesa por conta própria, sempre por indicação de um especialista em MTC.

 

Qing Fei Pai Du Tang é uma combinação de quatro remédios clássicos, descritos no manuscrito de 2000 anos, Shang Han Lun ( Shang Han Lun – Tratado da Lesão por Frio por Zhang Zhong Jing (Autor).

.

1-Ma Xing Gan Shi Tang (Ma Huang & Apricot Seed Formula), utilizada para tratar síndrome de retenção de Calor no pulmão. Indicada pra casos de pneumonia e asma brônquica acompanhada de tosse seca, falta de ar, invasão de vento externo.

 

2-She Gan:
Com as ações de limpar o calor e remover a toxicidade, aliviar a dor de garganta e aliviar o inchaço e limpar o calor do pulmão e dissipar a fleuma também, é muito adequado para tratar a síndrome de toxicidade pelo calor ou calor do pulmão manifestada como garganta inchada e dolorida devido a turva estagnação de fleuma.

Devido às ações de limpar o calor do pulmão, direcionar o qi para baixo e dissipar a catarro, ele pode causar efeitos no alívio da tosse e da asma e é usado no tratamento da síndrome da tosse e da asma caracterizada pela estagnação do catarro e saliva excessivos, sibilos devido à catarro retido, na garganta. https://tcmwiki.com/wiki/she-gan

 

3-Ma Huang Tang –( Ephedra formula) :

 

Preparações a base de Ephedra spp. têm um longo histórico de uso. Na medicina oriental, são denominadas Ma Huang e utilizadas a mais de 5.000 anos como componente de fórmulas multi-ervas prescritas para tratar asma brônquica, gripes, resfriados, tosse, febre, falta de ar, cefaléia e congestão nasal (Foster & Tyler, 1999; Soni et al., 2004). Na medicina moderna, têm sido usadas no tratamento de doenças do trato respiratório e de broncoespasmos (Blumenthal et al., 2000), como broncodilatador no tratamento da asma brônquica, congestão nasal, rinite alérgica e sinusite (WHO, 1999), Rev. bras. farmacogn. vol.18 no.3 João Pessoa July/Sept. 2008

 

4-XIAO CHAI HU TANG WAN harmoniza síndrome do canal Shao Yang, expulsa Xie Qi, dispersa calor, transforma umidade, harmoniza Fígado e Baço, regula digestão e tonifica Zheng Qi.

É indicado para padrão de externo invadindo o Shao Yang

 

Composição Da Fórmula Qing Fei Pai Du Tang

 

A seguir, são apresentadas as 21 ervas da fórmula oficial chinesa COVID-19 aprovada pelo estado, incluindo a quantidade de ervas na decocção: • Ma Huang (haste de éfedra) 9g

• Zhi Gan Cao (raiz de alcaçuz chinesa preparada) 6g
• Ku Xing Ren (semente de damasco) 9g
• Shi Gao (gesso) 15-30g
• Gui Zhi (Cassia galho) 9g
• Ze Xie (rizoma asiático de banana-da-terra) 9g
• Zhu Ling (esclerócio de Zhu ling) 9g
• Bai Zhu (rizoma de atractylodes de bai-zhu) 9g
• Fu Ling (Poria sclerotium) 15g
• Chai Hu (raiz de Bupleurum) 16g
• Huang Qin (raiz da calota craniana) 6g
• Jiang Ban Xia (rizoma de Pinellia curado com gengibre) 9g
• Zi Wan (raiz tartárica de aster) 9g
• Sheng Jiang (rizoma de gengibre fresco) 9g
• Kuan Dong Hua (flor em botão Coltsfoot) 9g
• She Gan (rizoma de Belamcanda) 9g
• Xi Xin (raiz de gengibre selvagem chinesa e rizoma) 6g
• Shan Yao (rizoma de inhame chinês) 12g
• Zhi Shi (fruta imatura de laranja amarga) 6g
• Chen Pi (casca seca com tangerina) 6g
• Huo Xiang (parte aérea do hissopo gigante chinês) 9g

 

Por: Rosires Fernandes

Site: https://www.rosiresfernandes.com.br/

Compartilhar:

Leia Também