7 benefícios da camomila

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Usada há séculos como erva medicinal e aromática, a camomila é famosa pelo seu sabor suave e efeito calmante. Mas esta planta ainda reserva muitos usos e propriedades pouco conhecidos.

 

Entre as substâncias encontradas na camomila está a cumarina, com princípios ativos que podem ajudar em processos de emagrecimento, além de funcionar como anti-inflamatório e anticoagulante.

 

Além da propriedade calmante, o chá de camomila é usado ainda para ajudar a melhorar a dor de garganta, dores de estômago, espasmos intestinais e doenças inflamatórias.

 

Benefícios da camomila

As propriedades curativas da planta são as mesmas das flores da margarida, pois contém óleos voláteis, flavonóides e outras substâncias terapêuticas. Entre os seus principais benefícios está o famoso efeito calmante na pele, mente e corpo, sendo ainda uma aliada do sistema imunológico.

 

Veja alguns usos e propriedades da camomila:

 

1 – Tratamento de feridas: o chá de camomila era usado pelos gregos, romanos e egípcios em compressas nas feridas para acelerar sua cicatrização.

 

2 – Diabetes: Algumas pesquisas mostraram que a camomila a controlar a hiperglicemia.

 

3 – Antibacteriano: os efeitos antibacterianos da ingestão do chá de camomila podem ajudar a prevenir e tratar resfriados. Além disso, protege contra doenças e infecções de natureza bacteriana.

 

4 – Dor de estômago: a camomila erva é muito boa para aliviar dores de estômago, ajudando a relaxar os músculos e o revestimento dos intestinos. A erva ajuda ainda melhorar a digestão e pode ser usada com regularidade por quem sofre de síndrome do intestino irritável.

 

5 – Sono: Beber chá de camomila acalma o sistema nervoso para que você durma melhor. Ele tem sido usado como solução para a insônia há séculos.

 

6 – Hemorróidas: a pomada de camomila ajuda a aliviar as hemorróidas.

 

7 – Pele saudável: Devido ao seu efeito anti-inflamatório e antisséptico, a camomila ajuda a limpar irritações cutâneas, como eczema, acne e alergias.

 

Por Natasha Olsen

Compartilhar:

Leia Também