Usada há séculos como erva medicinal e aromática, a camomila é famosa pelo seu sabor suave e efeito calmante. Mas esta planta ainda reserva muitos usos e propriedades pouco conhecidos.
Entre as substâncias encontradas na camomila está a cumarina, com princípios ativos que podem ajudar em processos de emagrecimento, além de funcionar como anti-inflamatório e anticoagulante.
Além da propriedade calmante, o chá de camomila é usado ainda para ajudar a melhorar a dor de garganta, dores de estômago, espasmos intestinais e doenças inflamatórias.
Benefícios da camomila
As propriedades curativas da planta são as mesmas das flores da margarida, pois contém óleos voláteis, flavonóides e outras substâncias terapêuticas. Entre os seus principais benefícios está o famoso efeito calmante na pele, mente e corpo, sendo ainda uma aliada do sistema imunológico.
Veja alguns usos e propriedades da camomila:
1 – Tratamento de feridas: o chá de camomila era usado pelos gregos, romanos e egípcios em compressas nas feridas para acelerar sua cicatrização.
2 – Diabetes: Algumas pesquisas mostraram que a camomila a controlar a hiperglicemia.
3 – Antibacteriano: os efeitos antibacterianos da ingestão do chá de camomila podem ajudar a prevenir e tratar resfriados. Além disso, protege contra doenças e infecções de natureza bacteriana.
4 – Dor de estômago: a camomila erva é muito boa para aliviar dores de estômago, ajudando a relaxar os músculos e o revestimento dos intestinos. A erva ajuda ainda melhorar a digestão e pode ser usada com regularidade por quem sofre de síndrome do intestino irritável.
5 – Sono: Beber chá de camomila acalma o sistema nervoso para que você durma melhor. Ele tem sido usado como solução para a insônia há séculos.
6 – Hemorróidas: a pomada de camomila ajuda a aliviar as hemorróidas.
7 – Pele saudável: Devido ao seu efeito anti-inflamatório e antisséptico, a camomila ajuda a limpar irritações cutâneas, como eczema, acne e alergias.
Por Natasha Olsen