De cor chamativa e saborosas, as frutas vermelhas são bem atraentes. A framboesa é uma delas, seu sabor é adocicado por isso, é muito utilizada para fazer doces, licores, sorvetes, balas, xaropes, sucos e geleias. Apesar de pequenas é excelente para a saúde, fonte de fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes.
Originara do centro e norte da Europa e parte da Ásia, a framboesa é de clima temperado e é difícil de achar no Brasil. Por aqui, é cultivada principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul devido às condições climáticas.
Framboesa ou amora?
As duas frutas são parecidas por isso podem ser facilmente confundidas, além da aparência semelhante, compartilham uma leve doçura e acidez. Mas é possível identificar, a framboesa tem o centro oco, sabor delicado e aromático, enquanto a amora possui uma polpa homogênea.
Benefícios da framboesa
Apesar de ser baixa em calorias, a framboesa possui muitos nutrientes. Grande fonte de fibras, o fruto é uma ótima fonte de vitamina C, A B6, iamina, riboflavina, cálcio e zinco. Também contém compostos bioativos, fenólicos, antocianinas e elagitaninos, resultando atividades biológicas antioxidantes, anti-inflamatória e antimicrobiana.
Vários estudos concluíram que a framboesa e extratos feitos a partir dela podem reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer. E o antioxidantes ajudam o organismo a se recuperar do estresse oxidativo.
1. Pode ajudar a perder peso
Um copo de framboesa tem apenas 64 calorias e 8 gramas de fibra. Além disso, é composto por mais de 85% de água. Isso torna a framboesa um alimento de baixo teor calórico.
2. Ajudam no controle da glicemia
Os carboidratos da fruta são liberados lentamente. Isso evita o aumento repentino e a diminuição nos níveis de açúcar no sangue, ajudando a controlar a fome.
3. Protege de doenças cardiovasculares
Os compostos biotivos, portanto, têm ação anticancerígena, anti-inflamatória e propriedades protetoras, principalmente no que diz respeito à diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
4. Combate o envelhecimento precoce
O teor elevado de antioxidantes se ligam aos radicais livres e interagem com eles, capturando, estabilizando ou inativando antes que eles se unam a outra molécula biológica, provocando reações danosas ao nosso corpo.
5. Fortalece o sistema imune
A framboesa evita danos às membranas celulares e outros componentes, reduzindo o crescimento de fungos e bactérias no corpo. Além disso, como fonte de vitamina C, fortalece o sistema imunológico e ajuda na cicatrização.
Fonte: Uol e eCycle