Quem canta os males espanta!

Cantar para muitos pode ser divertido, para outros um dom e há aqueles que consideram o soltar a voz uma verdadeira terapia.
, da Vibe Mundial

Cantar para muitos pode ser divertido, para outros um dom e há aqueles que consideram o soltar a voz uma verdadeira terapia. O fato é que quem gosta de cantar já sentiu os benefícios dessa prática. Até a própria ciência foi atrás de saber quais são estes benefícios para que m canta. E um dos principais é que melhora os estados psicológico e emocional.

 

Vários estudos científicos voltados às pessoas que se dedicam a cantar, sejam sozinhas ou em grupos, como os corais, constataram muitos benefícios conquistados por essa atividade musical.

 

Para saber mais como ser um cantor faz bem, conheçam os 18 benefícios dessa prática:

 

1. Libera os hormônios do bem-estar
Cantar contribui para a liberação de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de euforia e prazer, e da oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. Estas substâncias propiciam um estado de bem-estar em nós.

 

2. Beneficia a capacidade cognitiva
Cantar pode melhorar as sinapses e funções cognitivas do cérebro contribuindo para pensarmos com mais lucidez e clareza.

 

3. Melhora a saúde
Estudos feitos com pessoas pertencentes a corais musicais constatou que cantar ajuda a melhorar a saúde e a expectativa de vida.

 

4. Diminui a pressão arterial
O efeito calmante do cantar ajuda a reduzir a pressão sanguínea.

 

5. Desenvolve a empatia
A empatia pode ser aumentada com o ato de cantar. Cantando vários tipos de músicas e em várias ocasiões congregamos com outras culturas e pessoas.

 

6. Ajuda a sermos mais expressivos
O canto é um ato de expressividade, ao cantar expressamos sentimentos, emoções e ideias, com criatividade e o jeito de cantar de cada indivíduo.

 

7. Melhora o estado dos pacientes com doença de Parkinson
Estudos médicos indicaram que o canto pode ajudar na melhora da saúde de pacientes com doença de Parkinson, beneficiando a fala, a deglutição, a coordenação e o equilíbrio.

 

8. Exercita a memória
Para cantar precisamos saber a letra da música, por isso cantar é uma boa maneira de treinar a memória e manter o cérebro ativo.

 

9. É uma atividade terapêutica para idosos, deficientes e doentes
O canto pode ser utilizado como terapia complementar para ajudar na melhora do estado de saúde de idosos, deficientes e doentes em geral. Cantar estimula importantes áreas do corpo, como: pulmões, cérebro, garganta, músculos e mente.

 

10. Auxilia a prevenir o ronco e a apneia do sono
Especialistas médicos acreditam que o canto pode fortalecer os músculos da garganta e do palato, o que ajuda tratar o ronco e a apneia do sono.

 

11. Ajuda a ter amigos
Podemos compartilhar momentos de cantoria com outras pessoas ampliando nosso círculo de amizade.

 

12. Melhora a comunicação. É educativa
Vários educadores, métodos pedagógicos e sistemas de educação se valem do canto e da música para ensinar várias disciplinas. A música, desde a infância, é tão importante quanto aprender a ler e escrever e contribui para o desenvolvimento da fala.

 

13. Alivia a ansiedade
Cantar ajuda a desligar das tensões do dia a dia e a sair do estado de alerta que produz adrenalina gerando estresse e ansiedade, assim cantar ajuda a relaxar.

 

14. Libera as emoções presas
Ao cantar sentimos a canção e liberamos emoções contidas, dessa forma podemos reconhecer em nós emoções e lembranças guardadas em nossa memória.

 

15. Melhora a autoestima
Ao nos encorajarmos a cantar superamos complexos e medos de nos expôr e vencemos também a timidez e a vergonha dos outros.

 

16. Estimula a sensibilidade
Cantar ativa nossa sensibilidade ao sermos tocados pelos sons e letras que ouvimos. Quanto mais refinadas e de qualidade as músicas forem, melhor para nossa sensibilidade.

 

17. Ajuda a respirar melhor
Quando cantamos, precisamos respirar de forma mais profunda e regulada à cada pausa da música. Cantando massageamos o diafragma, que se contrai ao inspirar e se solta ao expirar, movimentado de forma regulada os nossos pulmões.

 

18. É um bom lazer
Cantar pode ser uma ótima opção de lazer e hobby, ajudando a sair da rotina e ainda proporcionar prazer e satisfação por cantar.

 

Festas musicais, brincadeiras cantantes, karaokês com a família e os amigos ou até cantar sozinho uma canção que gosta, são formas de promovermos a alegria e momentos de satisfação em nossas vidas.

 

O importante é sentir-se bem! Para comprovar todos estes benefícios, cante mais e solte a voz mesmo que seja desafinada. Deixe de lado a vergonha, a autocrítica e a preocupação com o que os outros vão achar ou pensar.

 

Cantar é uma boa terapia e de quebra é grátis, é só soltar a voz! O que importa é ser feliz ao realizarmos o que nos faz bem e é saudável!

Mais lidas

Nenhum resultado encontrado.
Compartilhe:

Leia também

Nenhum resultado encontrado.

Baixe o aplicativo
da Vibe Mundial

E ouça a maior rádio esotérica do Brasil
onde e quando quiser.