Como parar os pensamentos de autocrítica com a forma de pensar da PNL

segunda-feira, 01 de junho de 2020

 

Será que são as suas vozes de autocrítica que estão dirigindo a sua vida? Aprenda como desenvolver a forma de pensar para parar o comportamento agora.

 

 

Não importa onde você está ou o que está fazendo. Se você tende a ser autocrítico de si mesmo, mesmo o melhor dia será arruinado. O crítico interior é uma fonte universal de angústia. Esse artigo irá explorar a forma de pensar que cura a autocrítica, de acordo com a nossa experiência.

 

 

Termine com os pensamentos de autocrítica abordando o seu crítico interior

 

 

Pense no seu crítico interior como uma parte de você que está a procura de problemas. E é especialista em encontrar o lado negativo de qualquer situação.

 

 

  • Se você fez bem, ainda não foi bom o suficiente.

 

  • Se alguma coisa pode dar errada, ela vai dar.

 

  • Se você está em um belo cenário, então você provavelmente não merece estar lá.

 

  • Se você falar, vai parecer estúpido.

 

  • Se você relaxar, algo ruim vai acontecer.

 

  • Se você disser não, as pessoas vão te odiar.

 

Essas são divagações do crítico interior. Pode pegar o melhor dia, a maior oportunidade ou uma noite média e ele vai transformá-lo em um pesadelo vivo.

 

 

Enquanto a voz autocrítica está causando estragos na nossa mente, a maioria de nós tenta ignorá-la ou nos distrair, ou substituir a voz interior com afirmações positivas. Se essas táticas não funcionaram para você, então considere a seguinte forma de pensar.

 

 

Curiosidade

 

 

Se ficar curioso sobre o seu crítico interior, você pode querer saber mais sobre ele. O que é que ele quer, realmente? O que está por trás da barragem de negatividade? E se você permitir que ele continue falando? Será que iria durar para sempre?

 

 

Não seria para sempre

 

 

Tente essa pequena experiência. Primeiro, fique curioso sobre o seu crítico interior. O que o faz funcionar? Então, conscientemente ouça o som da voz crítica na sua mente.

 

Ouça com curiosidade! Sempre que ela terminar uma frase, em seguida, fale de volta para ela. Repita mentalmente o que diz a “voz crítica interna”, e em seguida, siga com o “e…”

 

 

Por exemplo:

 

 

Crítico interior: Você vai falhar miseravelmente.

 

 

Você: Entendi. Vou falhar miseravelmente, e…?

 

Crítico interior: E você nunca vai se recuperar!

 

 

Você: Certo, e eu vou nunca me recuperar, e….?

 

 

Crítico interior: Porque você é indigno de sucesso.

 

 

Você: Entendi. Sou indigno de sucesso, e…?

 

 

O que normalmente acontece após várias rodadas desse tipo de diálogo interior? O crítico interior faz uma de duas coisas:

 

 

1 – ele desaparece (com tranquilidade) ou

 

 

2 – ele começa a oferecer estímulo ou observações positivas.

 

 

Em uma questão de minutos, você pode mudar a atitude do seu crítico interior! Não há necessidade de ignorá-lo. Não é necessário se distrair e nem ficar chateado. Basta ficar curioso, ouvir conscientemente e responder para si mesmo de acordo com as orientações acima. Simples assim!

 

 

Por: Mike Bundrant

 

O artigo original “How to Stop Self-Critical Thoughts with this NLP Mindset” encontra-se no site https://inlpcenter.org/

 

Site: https://www.gallettis.com/l/como-parar-os-pensamentos-de-autocritica-com-a-forma-de-pensar-da-pnl/

 

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