Dia 07 de Abril – Dia Mundial da Saúde

quarta-feira, 07 de abril de 2021

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Neste post colocamos os dez passos para uma alimentação adequada e saudável: no “Guia alimentar para a população brasileira”, do Ministério da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra todos os anos, na data de 7 de abril, em comemoração à sua constituição, o Dia Mundial da Saúde. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

 

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa escolha, surgem trabalhos de conscientização que têm como objetivo melhorar gradativamente os fatores que determinam uma vida saudável e levar informação para a população.

 

Em 2021, a proposta pauta-se na construção de um mundo mais justo e saudável. O Dia Mundial da Saúde é uma das oportunidades de comunicação sobre a importância da equidade nos serviços de saúde, não apenas para a saúde dos indivíduos, mas também para a saúde das economias e da sociedade como um todo.

 

Os Restaurantes Sesc estimulam hábitos alimentares saudáveis, tendo como um dos norteadores o Guia alimentar para a população brasileira! Os pratos são preparados com ingredientes nutritivos, com qualidade e variedade, sob supervisão de nutricionistas, seguindo as Boas Práticas preconizadas pelo Sesc.

 

Os cardápios são planejados priorizando alimentos in natura, minimamente processados e a valorização a cultura alimentar regional, com uma proposta de comida caseira, proporcionando alimentação saudável, balanceada, saborosa, segura e com preço justo para toda a família!

 

Veja os dez passos para uma alimentação adequada e saudável contidas no “Guia alimentar para a população brasileira”, do Ministério da Saúde, como importante instrumento para a promoção e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável!

 

Dez passos para uma alimentação adequada e saudável:

– Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados;
– Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades;
– Limite o consumo de alimentos processados;
– Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece;
– Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas;
– Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos;
– Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas;
– Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos;
– Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora; e
– Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

 

Fonte: Ministério da Saúde, Guia Alimentar para a População Brasileira, 2ª edição.

Compartilhar:

Leia Também