11 dicas para uma vida mais saudável

quarta-feira, 06 de abril de 2022

Todos os anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

 

Com a rotina cada vez mais corrida, ter uma vida saudável se torna um dos maiores desafios da vida moderna. Doenças decorrentes a uma má alimentação e de uma falta de rotina, acabam se tornando cada vez mais frequentes.

 

Ter uma rotina saudável é vital para o corpo e a mente. O dia rende mais, os níveis de estresse baixam, nos sentimos mais dispostos e conseguimos ser mais produtivos no trabalho e em casa.

 

Para deixar antigos hábitos para trás e levar uma vida mais saudável você deve primeiro entender o que isso significa. Segundo a OMS saúde é mais que a ausência de doenças, saúde é o bem-estar físico, mental e social.

 

Preparamos uma lista com 11 passos indispensáveis para te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

 

1. Durma bem

Ter um sono de qualidade é sinônimo de um dia produtivo. O sono é o momento de repouso do organismo, em que o corpo produz hormônios importantes, como o do crescimento, e fixa a memória e o aprendizado.

 

Para dormir bem deixe o quarto o mais escuro possível e evite aparelhos eletrônicos, como smartphones e televisão. Evite também cafeína e bebidas alcoólicas no final do dia.

 

São necessárias de 6 a 8 horas de sono ao dia – conforme a idade – para que, a pessoa ao acordar, esteja descansada e recobre a energia para mais um dia.

 

A aromaterapia pode te ajudar a dormir melhor. Óleos essenciais de lavanda, camomila e valeriana têm propriedades que ajudam a relaxar, reduzir a ansiedade e combater a insônia.

 

2. Beba água

Apesar de estar bem claro para todos que é preciso beber água, nem sempre isso é colocado em prática.

Cerca de dois terços do nosso corpo são compostos por água. Ela transporta os nutrientes, o oxigênio e auxilia na produção de energia, a água vai manter o organismo hidratado para o intestino funcionar melhor, a pele ficar mais bonita e as toxinas serem eliminadas.

 

Lembrando que equilíbrio fundamental e tudo que é em excesso faz mal, inclusive a água. Portanto a média de consumo ideal para uma pessoa saudável fica entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

 

3. Tenha uma alimentação saudável

Grande parte dos problemas de saúde estão diretamente ligados à má alimentação. Para que você viva mais e com qualidade, é fundamental uma alimentação equilibrada. A consulta a uma nutricionista sempre é o melhor caminho.

 

Se você não pode consultar uma nutricionista agora, dê sempre preferências a alimentos frescos e pratos coloridos. Evite produtos industrializados, frituras, gorduras e doces.

 

4. Pratique exercícios físicos

A atividade física não ajuda somente a manter o corpo saudável e bonito esteticamente, mas também melhora o condicionamento, controla a pressão arterial, diminui risco de diabetes e infarto, eleva a imunidade, contribui para a postura, evita ganho de peso e combate o estresse.

 

Hoje em dia existem diversas opções, escolha o exercício que você mais se identifica, que pode ser caminhada, dança, corrida, natação, pilates, musculação ou crossfit. Não importa a modalidade, e sim a frequência.

 

A recomendação para cada fase da vida é que crianças de 3 a 5 anos tenham cerca de 180 minutos por dia de atividades físicas por dia, vale passear de bicicleta ou ir ao parquinho. Para os adolescentes 60 minutos por dia de qualquer esporte ou academia. A recomendação é que os adultos e idosos façam, ao menos, 150 minutos por semana de exercícios moderados.

 

5. Manter o peso

Aproximadamente um terço da população se encontra no sobrepeso. Esse fato os insere em um grupo de alto risco, seja na sua qualidade de vida, seja no final dela.

 

A preocupação com o peso corporal saudável reduz o risco de problemas sérios de saúde, aumenta sua autoestima e melhora o emocional.

 

6. Fazer exames periódicos

A saúde é consequência das nossas escolhas e dos nossos hábitos de vida. O acompanhamento preventivo da saúde ainda é a melhor opção para quem busca um envelhecimento com qualidade de vida e longevidade. Realizar um ceck up clínico pode prevenir e tratar muitas patologias assintomáticas.

 

7. Faça coisas que você gosta

Dedique um tempo para fazer coisas que você gosta, ter um hobbie, sair com amigos, assistir a um filme, rir, são coisas que fazem bem. Reduz a tensão arterial e o estresse.

 

8. Passe um tempo com a família

Encontre uma brecha na agenda e reserve um tempo para ficar com a família. Faça programas que saiam da rotina, passeie ao ar livre ou façam uma receita saudável juntos. Esses minutos diários com a família serão recompensadores.

 

9. Trabalhe com o que gosta

Unir o útil ao agradável. A possibilidade de unir o prazer de fazer o que gosta ao trabalho do dia a dia pode proporcionar felicidade e prosperidade. Trabalhar com satisfação proporciona alegria, qualidade de vida e longevidade.

 

10. Relaxe

Todo excesso faz mal. Priorize uma folga na sua agenda e dê uma pausa nos compromissos para relaxar um pouco. Você pode fazer uma leitura, uma caminhada, uma meditação ou se alongar. Qualquer atividade é valida, desde que te desligue da rotina.

 

Recarregar as energias pode fazer com que o retorno as tarefas seja produtivo e cheio de ideias. Por mais simples que pareça, pode fazer muita diferença.

 

11. Cuide de você

Depois dos cuidados com a família e trabalhar, concentre os esforços no seu próprio bem-estar. Ao chegar em casa tome um banho relaxante, cuide da pele e cabelo. Seu corpo e mente merecem cuidados.

 

Banhos de ervas e alguns rituais podem te ajudar nesse processo.

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