Exu Bará: Tudo o que você precisa saber sobre a divindade

exu bará
, da Vibe Mundial

Falar sobre Exu Bará é muito complexo porque, na verdade, o que existe é Esú Elegbara (senhor do poder) mas entre o povo se denominou Bará, Exú do corpo.

Responsável pelo destino de cada um, ele é o elemento dinâmico que permite a existência não apenas dos seres humanos, mas também dos animais e das plantas. É o fluido que dá vida e energia e nos acompanha desde o nascimento até a morte.

Muitos Babás e Iyás (Pais e Mães de Santo), dizem que o orixá Bará é uma das formas de Exú ligado a alma do filho, tanto para um Bará Individual ou um Ojubò dentro do Egbé (sociedade do orixá).

O “Bará” é a representação do kàdárà de cada ser e é através do mesmo que se processam as alterações, e por meio dessas modificações é que somos estimulados, arremessados ou não a toda a sorte que compõe a nossa esfera, e a estes percalços chamamos de “Èsé Òdú Oná =Caminhos do Destino”.

Exu Bará

Exu Bará são divindades criadas e manifestadas desde a antiguidade, associadas a forças energéticas, e como todos os outros Orixás, possuem propriedades específicas. Porém, está relacionado às partículas atômicas, cargas energéticas humanas.

esu bara

 

Na verdade, está associada a vários tipos de radiação de alta energia formando agrupamentos complexos, que depois se auto-organizam numa rede de forças uniformes, ou seja, um conjunto de partículas (elétrons, íons, partículas neutras) associadas à geração de radiação. E cada oscilação dos caracteres.

Desta forma, o Bioplasma Bará permite estabelecer uma correlação entre os processos internos de um organismo e as condições ambientais externas. 

 

 

Portanto, o plasma pode ser definido como a manifestação bioelétrica natural de todo organismo vivo. E não permitem ao ser humano uma autodeterminação, a quebra de qualquer interdição.

Assim, ele é quem nos fornece as maneiras e ritualísticas para a melhoria da própria sorte. Exú é para nós (os seguidores da Religião dos Òrìșà), algo muito elevado e elucidado, não possuindo nenhum vínculo com anjo demoníaco (Lúcifer) da visão católica e evangélica.

Assim como podemos ver Exú Bára: Esú do corpo o senhor de toda a criação é regido pelo Orixá. Todo ser criado na terra tem o seu Orisá, que é o senhor, ou senhora do seu Òrí(cabeça). Também tem que ter o seu Bará (senhor do seu corpo).

Reza de Exu Bará

Para entender a colocação descrita acima, podemos ver na reza de exu.

Exú elebara, Exú elebara, Exú elebara
alagongo ogo
para me salvar
me aceite como teu filho
a partir de hoje aceitei você como meu orixá
ouvir todas as coisas que pedir de você
abre o caminho da fortuna
para me dar saúde, para te cultuar
me proteja para sempre.
axé.

 

História do orixá Bará

Neste itan (história de exu Bará podemos entender melhor o caminho
dele)

Em Ogbe Odi é contado como o engano e a traição começaram a se manifestar na terra. E que devido ao mau comportamento dos seus habitantes, ao desejo de poder e aos interesses instalados; os céus choraram tanto que a terra foi inundada a ponto de não poder ser plantada.

Milho inteiro bem selecionado e torrado, acompanhado de 7 papinhas assadas e 7 opeté (batata ou mandioca, que depois de cozida e amassada, será transformada em croquetes e serão colocadas ao lado das papinhas assadas, sobre os grãos. É aí que percebemos a importância de seus caminhos.

É um Òrìșà capaz de organizar o povo. E embora muitos historiadores a sincretizem como uma criança Exu Bará, a realidade é que Bara Ijelu seria o Bará mais velho de todos, e é senhor do pó azul.

O tocador dos tambores para anunciar aquele que chega e aquele que vai. Por esse motivo, sua comida deve ser muito bem cozida e, de preferência, temperada com mel. Neste face ele prefere sua comida sem dendê, por ser um elemento apaziguador.

São chamados de Bará de dentro do axé. Dentro de cada templo ou casa de religião, é
consagrado o Òrìșà Bara, comumente chamado. “Bara de dentro.” Esses assentamentos e rituais são mantidos na ala central junto com o Otá dos outros cultos de Òrìșà.

Os mais cultos da América são:

BIYI
OBASIN
ALAKETU
AKESAN
ELEGBARA
LALU
ONAN
LAROYE
ODARA
IJELU

Bará e Santo Antônio 

Em 13 de junho, é celebrado a festividade de Santo Antônio na tradição católica, enquanto nas religiões de matriz africana é reverenciado como o Dia de Bará.

Santo Antônio, conhecido como o santo padroeiro dos casamentos, compreende tanto as questões emocionais quanto as necessidades materiais dos seres humanos, assim como os Exus. É por esse motivo que se estabeleceu esse sincretismo (fusão de crenças). 

Santo Antônio é reverenciado como o santo padroeiro das uniões matrimoniais, e a conexão com Exu se justifica porque o casamento representa um compromisso que visa a continuidade da humanidade através da família. 

Exu simboliza a energia e a vitalidade da existência, fomentando a interação entre o Criador e suas criaturas (comunicação) e assegurando a perpetuação da vida (reprodução).

Curiosidade

Descubra o porquê Exú Bará leva ferro em seus assentamentos:

Exú está ligado à terra, a matéria-prima do qual o homem foi criado. Exú é oriundo da lama e da água, por este fato a terra contém as forças de Exú. 

E não somente a terra, mas o material que está no centro da terra: o manganês, o fogo, o ferro que é forjado no interior da terra.

Eu não poderia finalizar este artigo sem deixar uma reza e uma magia para vocês leitores:

Reza

Esú eu te saúdo.

Esú, homem forte na cidade

Pessoa suficiente para ficar ao lado por toda a vida.

Pessoa que tem frutas medicinais

Você que monta cavalo de banheiro no quarto,

Você que tem medicina forte.

Você é uma pessoa que vai embora quando o sacrifício ficou estragado.

Você que acha um bastão para aquele que briga.

Esú o apitador que faz danos na gente, ainda que simpatiza.

Esú, você quem provocou babalawô e fez ele ficar na casa de Oya por

17 (dezessete) Dias.

Esú não me faria mal no filho de outra.

Esú, não me provoca contra qualquer pessoa.

E não provoca as pessoas contra mim.

Esú para nada acontecer para meus filhos.

Esú para nada acontecer para minha família.

Não deixa ver sua raiva, você quem provocou o rei para sair do trono.

Você quem provocou a esposa a deixar seu marido.

Esú não me fará mal no filho de outro.

Você quem provocou o ser humano a cometer suicídio.

Você quem provocou o ser humano a suicídio por afogamento.

Esú não me fará mal no filho se outro.

Eu quero prosperidade de você, Esú que é o dono da saúde, proteção, proporção, bondade, favor, dê-me tudo isto.

Esú elegbara, me ouve depressa, Esú, não me fará mal

Fará mal nos filhos dos outros

Asé senhor supremo.

Benção do senhor supremo.

 

Magia de Exu para abrir caminho

Exu Bará

– Passe um ovo cru, uma moeda e uma vela pelo corpo, numa encruzilhada aberta. Desenrole retroses de linha preta, vermelha e branca, dizendo a Exu para desenrolar sua vida assim como desenrola os retroses. Banho de saião da cabeça aos pés.

Asé em seus caminhos!

 

Deseja saber mais sobre espiritualidade?

Me siga nas minhas redes sociais, meu Instagram @mestremarceloalban, YouTube @marceloaalban, toda semana temos conteúdos, vídeos novos e e-books para agregar no seu conhecimento.

Acompanhe o programa conhecimento do ser, toda quarta-feira às 19:30 da noite na rádio Vibe Mundial.

Para agendamentos de consultas entre em contato através do (11)7268-7929.

 

Por Marcelo Alban

Mais lidas

Nenhum resultado encontrado.
Compartilhe:

Leia também

Nenhum resultado encontrado.

Baixe o aplicativo
da Vibe Mundial

E ouça a maior rádio esotérica do Brasil
onde e quando quiser.