Amar e se sentir amado pode parecer algo natural, mas nem sempre a forma como expressamos afeto é a mesma que o outro entende. O conceito das 5 Linguagens do Amor, criado pelo escritor Gary Chapman, explica que cada pessoa possui uma maneira predominante de dar e receber amor. Identificar o seu e o das pessoas próximas pode transformar relacionamentos.
Não perca nenhuma novidade da Rádio Vibe Mundial! Acompanhe ao vivo!
5 Linguagens do Amor para manter o bom relacionamento
1 – Palavras de afirmação
São frases de incentivo, elogios e declarações que reforçam o quanto o outro é importante. Para quem tem esse idioma, ouvir um “estou orgulhoso de você” é tão valioso quanto um gesto.
2 – Tempo de qualidade
Mais do que estar junto fisicamente, é dedicar atenção plena. Conversar sem distrações, compartilhar atividades e criar momentos exclusivos fortalecem o vínculo.
3. Presentes
Não se trata de valor material, mas do significado por trás do gesto. Um presente simbólico, pensado com carinho, comunica afeto de forma poderosa.
4. Atos de serviço
Ajudar nas tarefas, preparar uma refeição ou resolver algo para facilitar a vida do outro são formas de expressar amor através de ações concretas.
5. Toque físico
Abraços, beijos, mãos dadas e demonstrações de afeto físico são essenciais para quem tem esse idioma como prioridade.
Entendimento é sempre o primeiro passo
Entender qual é o seu idioma predominante e o das pessoas que você ama ajuda a evitar mal-entendidos e fortalece a conexão. Para descobrir o seu, observe o que mais valoriza ou o que mais sente falta nos relacionamentos. Amar na “língua” do outro é um exercício de empatia que pode transformar não apenas relações amorosas, mas também laços familiares e de amizade. Afinal, amor é comunicação — e cada gesto conta.
Vivi Pettersen apresenta o programa “Vivi pra Ver”, toda quinta-feira, a partir das 11h