O inverno chegou: o que muda no cuidado com os dentes?

sexta-feira, 25 de junho de 2021

O inverno chegou e com ele vem uma série de hábitos que as pessoas adquirem nos dias mais frios: aumentar o consumo de bebidas quentes para aquecer o corpo, entre elas café, chás, chocolate quente e outras; aumentar o consumo de bebidas alcoólicas; mudar a alimentação para comidas mais “quentes”, como sopas e cremes; aumentar o consumo de alimentos mais gordurosos. Isso sem falar de quem come na cama e vai dormir sem escovar os dentes.

 

Além de hábitos, fatores naturais, como encolher mais o corpo e mudar a postura no frio também acontece. Que tipo de impactos essas mudanças acarretam nos dentes, na estrutura mandibular e na saúde bucal de modo geral?

 

O Dr. Paulo Scigliano, que atua há mais de 15 nas áreas de Odontologia Estética e Implantologia Oral, responde.

 

O frio aumenta a sensibilidade nos dentes? Mito ou fato?

Mito. O problema de hipersensibilidade não é causado pelo frio, mas quando o esmalte, que é a camada protetora dos dentes, se danifica. Ou também quando acontece o chamado “recuo da gengiva”, que expõe a dentina, que é a camada do dente não protegida pelo esmalte, causando essa sensibilidade, não importando a temperatura.

 

Como eu sempre reforço, a prevenção é a melhor solução para esses casos: ter atenção quando a pessoa já sofre com o bruxismo (hábito de apertar ou ranger os dentes) ou com a mordida cruzada, ou se tem o costume de escovar os dentes com muita força. Tudo isso pode levar à hipersensibilidade. Caso já sofra desse mal, recomendo visitar o dentista para que ele indique a solução caso a caso.

 

Os alimentos consumidos no frio causam mais manchas ou cáries nos dentes? Mito ou fato?
Mito. Esse tipo de problema não é causado pelo alimento ou bebida em si, mas pela falta de higiene bucal adequada. Manchas, cáries, enfraquecimento dos dentes, corrosão do esmalte, desconforto e até mesmo dores são causados pela falta de cuidado adequado. Por isso que a visita regular ao dentista é importante: todas as orientações sobre esses cuidados, além das revisões, limpezas de tártaro etc, são adequadamente encaminhados nessas consultas.

 

Tomar bebidas quentes no frio “trinca” os dentes? Mito ou fato?

Depende. Para que haja a trinca nos dentes é preciso que o choque de temperatura seja alto (muito gelado em confronto com muito quente). Se, por exemplo, você come um sorvete e em seguida bebe um chá quente, isso talvez possa te trazer esse tipo de problema. Recomenda-se que essa prática seja evitada.

 

A formação dessas trincas não é um processo imediato, e sim prolongado, ou seja, vai acontecendo progressivamente, de acordo com os hábitos da pessoa. Isso também facilita a possibilidade de manchas nos dentes, por conta dos pigmentos acumulados nestas trincas. Para indicar o tipo de correção adequada para esse tipo de problema, é necessário visitar o dentista.

 

Alimentos mais gordurosos ou bebidas alcoólicas, que são mais consumidos no frio, estragam os dentes? Mito ou fato?

Mito. Mais uma vez, reforço que o dano causado nos dentes são frutos de uma limpeza insatisfatória. As bebidas alcoólicas tendem a diminuem a produção de saliva, tornando a boca mais seca, que é um “ambiente agradável” para o desenvolvimento de bactérias.

 

O mesmo acontece com os alimentos. Gorduras e açúcares são elementos que propiciam a ação bacteriana, mas isso se resolve com a higiene bucal adequada. Por isso, nada de comer e beber na cama e ficar com preguiça de escovar os dentes!

 

Dormir mais encolhido, apertar mais os dentes, mudar a postura em tempos mais frios prejudica a dentição? Mito ou fato?

Fato. O nosso corpo é uma máquina totalmente interligada. Postura adequada, alinhamento da coluna, controle do estress e da ansiedade são pontos positivos para preservar os dentes. Mas nem sempre conseguimos dominar essas questões.

 

Por isso, a consulta ao especialista vai identificar o que está acontecendo com o seu organismo para que a solução adequada ao seu caso seja adotada, como placa de proteção para usar durante o sono, etc.

 

Dr. Paulo Scigliano – Graduado em Odontologia, Especialista em Implantologia Oral e Odontologia Estética

 

 

 

Acesse a loja da Vibe, só aqui você encontra os melhores produtos místicos e esotéricos.

Compartilhar:

Leia Também