O que podemos aprender com o coronavírus

terça-feira, 17 de março de 2020

O  avanço do corona vírus tem trazido medo à população e um sentimento de vulnerabilidade e impotência. É uma época em que gera muitas reflexões e mudanças. O que é possível tirar de aprendizado neste momento?

 

Podemos nos reconectar com o sentido existencial da vida, nos unirmos e verificar que somos todos um. Saber que é importante cada um cuidar de si e do outro, que a minha individualidade é preservada, quando respeito a individualidade do próximo e que tudo que faço para mim, pode ter consequências para o coletivo. Agir de forma egocêntrica e individualista não leva a lugar nenhum e pensar mais na coletividade trás muito mais benefícios para a sociedade.

 

Isto é uma oportunidade de exercitarmos nossa empatia com o próximo e constatar que minha vida depende do outro. É uma chance também de cultivarmos a fé e esperança, de que os momentos ruins vêm para nossa evolução e se encararmos a vida de forma positiva, nada pode nos abalar.

 

Vigiar a qualidade de nossos pensamentos, e optar por enfatizar aqueles que geram boas emoções, como de esperança e otimismo, isto nos fortalece frente aos problemas, então não cultive pensamentos que geram medo e pessimismo.

 

Vamos olhar para o próximo como um igual, que está enfrentando a mesma situação que você e assim podemos praticar o amor de forma plena, para além de nós mesmos, nossa família e amigos.

 

Empatia significa a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir o que sentiria uma pessoa se estivesse na mesma situação que você, numa tentativa de compreender os sentimentos de um indivíduo. Isto leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Desenvolvemos o altruísmo, quando nos conectamos e nos sensibilizamos com a dor do outro. E não é justamente isto que estamos tendo a oportunidade de exercitar?

 

Lembrar também que tudo na vida é passageiro, então por que se preocupar? Os momentos bons e ruins fazem parte dos ciclos que todos nós vivenciamos e o ser humano possui uma capacidade de resiliência que faz com que sobrevivamos a qualquer situação.

 

Foquemos agora no que é possível fazer para lidar com o corona vírus, nos proteger, cuidar da nossa saúde, tomar todas as medidas preventivas e sobretudo acreditar que o bem está acima de tudo.

 

 

Por: Andrea Guimarães

Compartilhar:

Leia Também