Com a chegada do fim do ano, começamos a nos preparar e planejar o ano de 2024. Astrologicamente, 2023 é um ano regido pela Lua, e o planeta regente 2024 será Saturno.
A virada do ano, em 1º de janeiro, marcará o início da fase de transição de Lua para Saturno, pois a regência planetária anual é determinada a partir do ano novo astrológico, que começa com a entrada do Sol no primeiro signo zodiacal, Áries.
Em outras palavras, a efetiva regência de Saturno começará no próximo dia 20/03/2024, quando termina a regência lunar iniciada em 20/03/2023.
Cada ano é regido por um dos 7 Planetas Tradicionais da Astrologia, dentre eles Lua e Saturno. Isto significa que as influências astrais predominantes de um determinado ano são “lançadas” pelo Planeta regente do período em questão.
Assim, como este ciclo iniciado em 20/03/2023 é regido pela Lua, os influxos astrais predominantes sobre a Terra e cada um de nós em particular, nesse período anual, são “lunares”.
Regência Lunar em 2023
A Lua trata principalmente das questões psíquicas e emocionais. Simboliza a mãe e o aspecto feminino. Assim, representa a conexão com o passado. No âmbito coletivo, a Lua rege as nações e os sentimentos de nacionalismo. A Lua rege o elemento água. Representa todo o jogo da polaridade. No Tarot, rege o Arcano 2, A Sacerdotisa.
Podemos constatar facilmente os efeitos da influência lunar neste período que estamos vivendo por diversos fatos, como, por exemplo, a nova eclosão dos velhos conflitos do Oriente Médio, que se precipitou a partir dos ataques terroristas contra Israel, e mesmo com a intensificação das tensões que envolvem a Guerra da Ucrânia, dentre outras. A Lua rege os sentimentos nacionais e, como sombra, os ódios entre povos, nações e revanchismos.
Aqui no Brasil, o assunto água tem estado em destaque desde o princípio do ano, quando, por exemplo, fortes chuvas devastaram o litoral de São Paulo durante o Carnaval, às vésperas do ano novo astrológico; no último setembro foi a vez do Rio Grande do Sul sofrer os efeitos destrutivos das enchentes.
Por outro lado, vemos uma parte significativa da Amazônia sofrer com uma estiagem jamais vivida.
A Lua rege todas as águas. Quando predominam os influxos lunares mais sombrios, os efeitos são naturalmente desequilíbrios nas precipitações, que resultam tanto no excesso como na escassez, resultando, também, em distúrbios climáticos. O ano de 2023 já é considerado o ano mais quente desde que se iniciaram as medições pelos institutos de meteorologia.
Isso é o resultado de um nítido desequilíbrio dos influxos de Lua e Sol. Como dissemos, 2023 é um ano regido pela Lua e, ocultamente, também pelo Sol. Lua é a água, que nutre, mas, ao mesmo tempo, pode inundar. Sol é o fogo, que vitaliza, mas que também arde, incendeia e resseca.
Saturno regente 2024
O planeta regente 2024 será um “duplo” Saturno, Planeta que atua justamente como o “opositor”, tanto da Lua como do Sol.
Na Astrologia, Saturno representa os rigores, desafios, provas, superações. Assim, Saturno é tanto o disciplinador como o “cobrador kármico” Na Mitologia greco-romana é “Cronos”, o Deus do Tempo, que devora seus “filhos” e os devolve à Mãe-Terra. Nesse ponto, Saturno rege a transitoriedade das coisas materiais.
Sua figura é representada por um ancião, que carrega a ampulheta do tempo e a “foice”, que ceifa tudo o que está envelhecido, degenerado, corrompido, apodrecido, a fim de propiciar os recomeços. O planeta regente 2024, rege as bases, estruturas e as infraestruturas.
Saturno testa as nossas resistências e nossas capacidades de determinação. Ele não cria as “dificuldades” simplesmente para nos punir, mas para testar nossa força de vontade e poder de superação. Assim, Saturno é o nosso Mestre rigoroso.
Quando enfrentamos os desafios que a vida nos traz e os superamos, nos tornamos mais resistentes e maduros. Saturno é a Consciência que nos faz crescer e amadurecer verdadeiramente. É o crescimento interno, substancial e não meramente aparente. Se o nosso crescimento é artificial, Saturno fatalmente nos “derrubará” com a sua foice. Mas se o crescimento é substancial e verdadeiro, Saturno nos confere o mérito e nos dá os suprimentos necessários para as nossas elevações.
Voltando ao nosso contexto atual, o planeta regente 2024,Saturno, vem após a regência lunar de 2023.
A Lua e Saturno
Tanto Lua como Saturno têm relação com questões do passado. A Lua funciona como a conectora de pendências passadas com o presente. Como o astro que rege a “memória”, a Lua guarda a lembrança de absolutamente tudo o que já se passou na evolução. Ou seja, nada lhe escapa. Daí a sua fluidez, o elemento água.
Vindo na sequência da Lua, Saturno, com sua natureza estruturadora, consolida e “realiza” a pendência passada que necessita ser resgatada. Daí o seu epíteto de “cobrador kármico”. Assim, Saturno é como uma personificação da Lei Hermética da Causa e Efeito, que é a própria Lei do Karma, “toda causa tem seu efeito” e “todo o efeito tem sua causa”.
Saturno, com a sua foice, vem colher o que foi “plantado” por nós. Se a semeadura da boa semente foi seguida do regular e constante cultivo, respeitando os ciclos da natureza, a colheita há de ser boa.
Por outro lado, se a “semeadura” foi fraca, inconsistente, ou agressiva e violenta; se o cultivo tiver sido negligenciado; se não tiverem sido respeitados os ciclos da natureza; ou mesmo imaginando a situação de não ter sido semeada semente alguma; nessas circunstâncias, o que esperar da colheita? Uma colheita débil, se é que haverá colheita, ou uma colheita de frutos amargos e intragáveis?
Portanto, Saturno nos ensina que “a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”.
É o karma. A relação de causa e efeito. Os efeitos são resultados de causas. E qual é o fator determinante das causas? É o livre-arbítrio, a maior prerrogativa conferida pelo “Criador” às suas criaturas de mesma imagem e semelhança, que somos nós, os seres humanos.
Planeta regente 2024: Energia de Saturno
Os influxos da energia de Saturno serão ainda mais fortes em 2024 porque há uma regência “dupla” de Saturno: 2024 também será o 8º ano do Ciclo Astrológico de 36 anos regido por Saturno.
A última vez em que a Humanidade vivenciou esse ciclo saturnino de 36 anos, foi entre 1765 e 1800, período de grandes transformações no mundo, a era das Revoluções, das quais as principais foram a Revolução Industrial na Inglaterra e a Revolução Francesa (1789), dentre outras.
Com esse grande impacto de Saturno, o que podemos esperar do ano de 2024, no âmbito global?
Como Saturno rege os processos demorados, a tendência é que as grandes tensões que preocupam o mundo atualmente, como a guerra na Ucrânia e a guerra na Palestina, se prolonguem sem perspectivas de resolução a curto prazo.
A influência do signo de Peixes
Saturno transita em Peixes desde março de 2023 e por esses mares profundos de Peixes transitará até 2025.
Peixes é o signo da humanidade, do altruísmo e do amor universal. As “sombras” de Peixes são os enganos, as ilusões, as confusões, as inconsequências. Como 12º e último signo zodiacal, Peixes rege os fins dos ciclos.
Saturno em Peixes derruba as falsas estruturas e as dissolve nas águas de Peixes, como o efeito de um ácido. Em Peixes, Saturno dá o golpe final nas estruturas falsas, apodrecidas e gastas deste fim de ciclo.
Em 2024 será o 8º ano desse ciclo cabalístico de 36 anos regido por Saturno. Então, o planeta regente 2024 será Saturno, o Senhor do Tempo, navegando em Peixes, no fim do zodíaco. É o fim dos tempos?
Claro que não, é só o fim de um ciclo em extinção, para o renascimento de outro, mais justo, fraterno, humano. Saturno derruba as estruturas podres, mas também auxilia os processos de regeneração e as reconstruções coletivas, globais.
Arcanos
A força do Arcano 8 também se mostra muito forte no ano de 2024, tanto pelo fato de ser o 8º ano do Ciclo de Saturno, como também pela redução numérica da soma dos algarismos de 2024 (2+0+2+4 = 8).
O Arcano 8 é a Justiça, a expressão efetiva da LEI maior, que a tudo e a todos rege, justa e perfeita. Quando a Lei é violada, ela abaixa a espada que empunha para restabelecer o equilíbrio simbolizado pelos dois pratos da balança. É a própria Lei do Karma em ação: colheita do que foi plantado. “A semeadura é livre, mas a colheita, obrigatória”, o que tem tudo a ver com Saturno.
A espada da Justiça corta e separa o injusto do que é justo, o incorreto do correto. Seus dois gumes simbolizam essa polaridade. Ela pode ferir, mas é para restabelecer o equilíbrio universal que ela mesma rege.
A foice de Saturno não simplesmente corta. Ela “ceifa”. Ceifa as estruturas que não têm mais serventia, as bases apodrecidas, tudo o que atrapalha a evolução, tanto da humanidade, como de cada um de nós em particular.
Por isso, o planeta regente 2024, Saturno é o “cobrador kármico”. Assuntos de Lei e de Justiça são do universo de Saturno. No Tarot Maior, Saturno rege o Arcano 20, O Julgamento.
Questões de justiça estarão na crista da onda em 2024? Certamente que sim. Afinal, como vimos, além do fortíssimo influxo da energia de Saturno, pela Astrologia, também temos como os 2 Arcanos mais fortes quanto ao tema justiça, que são o Arcano 8, a Justiça, e o Arcano 20, O Julgamento.
Dicas para 2024
A fábula “A Cigarra e a Formiga” conta a história de uma cigarra que passa seu tempo cantando, despreocupadamente, durante o verão, enquanto as formigas trabalham incansavelmente para acumular suprimentos. Com a chegada do inverno, a cigarra, faminta, pede um pouco de alimento às formigas.
Ao ser questionada pelas formigas sobre o que fizera durante o verão, a cigarra responde que passara a estação mais quente cantando melodiosamente, ao que replicam as formigas: “já que cantaste no verão, agora dance no inverno”.
Essa fábula ilustra bem as lições de Saturno: prevenção, trabalho, perseverança. Ou seja, se preparar para os rigores do inverno.
Ventos favoráveis são sempre passageiros, assim como o verão. É preciso se preparar para as mudanças de direção “do vento”, assim como é necessário se preparar para o “inverno”.
Então, para o ano de 2024 fluir bem, vão aqui algumas dicas que vão ajudar a nos harmonizar com as energias de Saturno.
Vida pessoal, saúde e finanças:
Se empenhe para começar a resolver questões pendentes ou mal-resolvidas na sua vida. Adiante-se. Deixe de procrastinar. Tenha prudência e cuidado com todos os fatores que envolvem sua vida.
Quanto à saúde: mesmo que você esteja se sentindo bem, procure consultar um médico e faça os exames de rotina. A prevenção é a melhor solução para manter uma boa saúde.
Com relação às finanças, tenha cuidado com os gastos desnecessários e exagerados. 2024 é um período bem mais propício a economizar e ser parcimoniosa com os gastos. Invista seus recursos de forma inteligente.
Vida amorosa, estudos e carreira:
Como planeta regente 2024, Saturno rege a seriedade dos compromissos, o ano pode ser um bom período para iniciar um relacionamento amoroso sério. Se você já está namorando, é um momento favorável para firmar esse compromisso e, por que não, planejar o casamento.
No tocante aos estudos, é da tônica de Saturno o empenho nos estudos. Está pensando em voltar a estudar? Aprender coisas novas? Em prestar um concurso? 2024 é um ano muito favorável aos estudos. Mas, se pretende passar no vestibular ou no concurso público, é preciso estudar! Com muito empenho e disciplina, suas chances de êxito são grandes.
Como planeta regente 2024, Saturno rege as questões profissionais, é um ano propício tanto à harmonização com a sua profissão, como ao empenho dentro do seu âmbito de atuação.
Não está contente com a sua profissão? Procure harmonizar-se, fazer as pazes com ela ou, se não tiver jeito, comece a planejar uma mudança na sua trajetória profissional. Quer melhorar dentro da sua área, crescer, se desenvolver? Está almejando uma promoção? Então comece desde já a se empenhar para consegui-la.
Com Saturno não existe golpe de sorte. Com Saturno existe o mérito. Você se lembra da fábula da cigarra e da formiga? Então…
Mãos à obra com Saturno
Agora que você já sabe qual é o planeta regente 2024 é a hora do “mãos à obra”. Então, que tal aproveitar esse tempo precioso destes últimos meses de 2023 para começar os planejamentos para 2024?
Escreva em um papel o que você pretende realizar em 2024, e as mudanças necessárias para o que você alcançar o que almeja, procurando, naturalmente, se harmonizar com a seriedade e responsabilidade que Saturno representa.
Os efeitos das mudanças não serão imediatos, nem podem ser. Para que a sua realização seja substancial e duradoura, ela deve ser preparada e conquistada aos poucos, num ritmo gradual e prolongado, passo a passo, perseverante e constante, bem ao gosto do planeta regente 2024, Saturno.