Os cinco princípios poderosos do Reiki

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Já sabemos que o Reiki é uma das formas mais antigas, conhecidas e eficazes de curar com as mãos. Não é uma terapia alternativa e sim uma técnica que complementa todo tipo de tratamento ao qual se associa, aprimorando seus efeitos.

 

Apesar da técnica ter sido desenvolvida no Tibet, a palavra Reiki é japonesa devido ao fato da mesma ter sido redescoberta no final do século XIX, pelo monge japonês Mikao Usui.

 

Não há uma tradução literal do termo REI + KI, assim como não tem uma denominação específica em Tibetano. Reiki pode ser traduzido por Energia Vital do Universo, também conhecida pelos nomes éter, pneuma, mana, prãna, chi e magnetismo, de acordo com a cultura e crença de cada um dos povos.

 

De fato, o Reiki é a essência que permeia e mantém todas as coisas; é o Divino que se manifesta em toda a criação; é energia que mantém nosso corpo físico fluindo através dos chakras e dos Meridianos, canais que fazem com que esta mesma energia chegue a todos os nossos órgãos e vísceras no interior de nosso corpo.

 

E foi Mikao Usui quem selecionou cinco frases fantásticas de algumas linhas de ensinamentos e as colocou em prática na Reikiterapia, ou seja, os cinco princípios. A razão disso é que Mikao percebeu que algumas pessoas após curarem suas doenças físicas com o tratamento da Reikiterapia, elas voltavam com outros problemas de saúde. Diante disso, ele percebeu que para se tornar efetiva a cura das doenças, a cura mental era também importante.

 

Então, devemos entender que os cinco princípios do Reiki não é para ser considerado como um mecanismo de regras e sim como reflexão, um chamado profundo em nossa essência, nossas próprias ações e que teremos de abandonar determinados costumes e hábitos antigos que não nos servirão para nosso crescimento emocional e espiritual.

 

Agora, vamos refletir sobre os cinco princípios, pensar sobre eles e colocá-los em prática na nossa vida diária:

 

Só por hoje, não se preocupe

 

É o verdadeiro significado do “Aqui e Agora”. Devemos ter consciência disso: viver sempre o tempo presente. Nada de ficar lamentando sobre o passado ou se preocupar com o futuro. Viver o presente significa aproveitar tudo de bom que a vida nos oferece, descobrir a si mesmo, sentir a vida como ela realmente é, desenvolver nossos talentos, praticar os dons e, sobretudo, agir não somente em benefício próprio, mas também pensando no coletivo. E vamos à máxima do Reiki sobre este tópico: “Permanece com tua consciência no Aqui e Agora. Somente assim alcançará a Grande Luz! Só assim poderá conduzir sua vida para melhor e de forma espiritualmente mais adequada”. Deus nos reserva sempre o melhor para nós, tudo apresenta um significado, um sentido de aprendizado, portanto, estejamos mais abertos para recebermos a sabedoria infinita do universo.

 

Só por hoje, não sinta raiva

 

A raiva é uma energia péssima, abala nossa alma, causando-nos males físicos, emocionais e, posteriormente, espirituais. Aqui o ensinamento para nossa vida é de que é preciso saber lidar com nossas próprias emoções, analisar os motivos que nos levaram à sensação da raiva, entender os próprios medos, refletir quais motivos estão associados para que nossa irritação surgisse. Aqui também nos cabe a reflexão do perdão.

 

Só por hoje, tenha gratidão com as bênçãos que recebe

 

Este é um dos principais ensinamentos do Reiki, sermos gratos por tudo que ocorre em nossa vida. É preciso se conectar com a energia da gratidão, do reconhecimento, do agradecimento por tudo e, sobretudo, gratidão a Deus, só assim atrairemos para nossa vida o poder da abundância, da fartura em nossa existência.

 

Só por hoje, ganhe teu pão diário honestamente, faça suas obrigações

 

Devemos ser pessoas honestas, leais, trabalhar dignamente na conquista de nossos objetivos, visando sempre o bem-estar tanto individual quanto coletivo, nada de querer levar vantagens em tudo ou de prejudicar alguém, significa trabalhar de forma honesta, com consciência tranquila, limpa, coração puro, só assim iremos usufruir da verdadeira paz de espírito.

 

Só por hoje, seja gentil com todos

 

Este é um dos maiores desafios do ser humano, ser gentil com todas as pessoas, respeitando as diferenças, as adversidades, só assim praticamos o amor espiritual tanto recomendado pelo universo Divino. Isso significa respeitar a si mesmo e todos a sua volta. Nesta vida, neste universo, estamos todos no mesmo barco, a caminho de um aprendizado constante, evolução espiritual de nossa essência, então, estejamos sintonizados e conscientes dessa energia.

 

Muito legal os cinco princípios do Reiki, não é mesmo? Espero que todos tenham gostado! E vamos lá, pessoal, praticar esses princípios poderosos do Reiki em nosso dia a dia, que tal tentar? Conto com todos para isso!

 

Por Márcia Fernandes

 

 

Acesse a loja da Vibe, só aqui você encontra os melhores produtos místicos e esotéricos.

Compartilhar: