Saiba como aliviar o estresse

terça-feira, 26 de abril de 2022

A cada dia a rotina se torna mais intensa e mais cansativa e estressante, em algumas situações saber como se acalmar pode te ajudar a evitar situações ainda mais complicadas.

 

Quando você tem conhecimento de algumas técnicas, você aumenta a sua qualidade de vida, já que elas ajudam a ter mais serenidade e foco para lidar com os obstáculos do dia a dia.

 

Técnicas para se acalmar

 

1. Calma por meio dos sentidos
Para aqueles momentos de nervosismo e agitação. Observe o ambiente ao seu redor e liste cinco coisas que você pode ver, em seguida quatro que pode tocar, três que pode escutar, duas que sente o cheiro, e uma que pode sentir o sabor.

 

2. Distração cognitiva
Se você estiver tendo um ataque de pânico ou à beira de um, conte mentalmente e regressivamente de 100 até 0 de 3 em 3 números. Desse jeito: 100, 97, 94, 91… continue

 

3. Relaxamento muscular
Contraia um grupo muscular por vez, de 5 a 10 segundos e em seguida relaxe. Os principais músculos, ou grupos, que você deve trabalhar são: maxilar, braços, mãos, barriga, pés, panturrilhas e coxas. Essa técnica faz com que você se concentre em outra coisa, sem ser o que esta te incomodando.

 

4. Meditação
A meditação é ampla desde o conceito até as possibilidades de prática. Entre elas estão as formas tradicionais que envolvem o posicionamento.
Em qualquer posição é importante trabalhar bem a respiração, elemento importante durante a meditação. Existem, inclusive existem técnicas de respiração que auxiliam no processo de concentração.

 

5. Imaginação guiada
Se concentre e imagine um lugar em que você se sinta confortável. Enquanto pensa no lugar que escolheu, comece a adicionar detalhes à cena, foque sua mente na imaginação e fique o mais relaxado que puder. Você pode fazer esse exercício de olhos abertos ou fechados.

 

6. Fazendo um diário
Tenha uma caneta e pequeno caderno. Quando estiver precisando se acalmar, escreva. Coloque no papel tudo o que você está sentindo e o que gostaria de falar.

 

7. Respiração controlada
Você vai precisar de apenas 60 segundos. Inspire profundamente e segure o ar por alguns segundos, repita o processo 4 vezes. Depois, concentre sua atenção na região do peito, próximo ao coração por 15 segundos.

 

8. Música
Deixe pronta uma lista com músicas que te acalmam e te relaxam, assim você vai ter um acesso rápido para quando precisar manter a calma.

 

9. Ajuda profissional
Existem fases da vida em que não somos capazes de lidar com tantas situações complicadas sozinhos, nesse momento um profissional pode te ajudar.

Compartilhar:

Leia Também