Santa Sara de Kali

terça-feira, 24 de maio de 2022

Padroeira do povo cigano, Santa Sara é bastante procurada por devotas mulheres, principalmente para receber pedidos relacionados a fertilidade, proteção e prosperidade. Também conhecida por auxiliar os exilados e desesperados.

 

De origem egípcia, o sobrenome “de kali” diz respeito a cor da sua pele, que significa negro em hebraico.

 

Sara era cigana e escrava, e segundo as lendas, ela está sempre rodeada de lenços coloridos, outro símbolo relacionado a si. A história conta que Sara conviveu com Jesus e esteve com ele até o momento de sua crucificação e também era servente das três Marias que acompanhavam Cristo em sua pregação.

 

Capturadas e colocadas em um barco sem remos e sem suprimentos no Mar Mediterrâneo, pediam em suas orações por ajuda divina. Em um momento de desespero, Sara fez uma promessa individual. Se conseguisse sobreviver, jamais andaria com a cabeça descoberta novamente, em sinal de respeito e devoção. Além disso, prometeu continuar espalhando a palavra de Cristo se desembarcassem em terra firme.

 

O barco foi levado e chegou na França, em uma cidade que hoje é conhecida como Santa Maries de La Mer (Santa Marias do Mar, em português), por causa dessa história. Por este gesto, é que a Santa sempre recebe lenços em sua imagem quando alguma graça é alcançada por um devoto.

 

A data para homenagear Santa Sara de Kai é 24 e 25 de maio. No Brasil, essa data também é quando se celebra o Dia Nacional do Povo Cigano.

 

Assim como muitas outras divindades, Santa Sara possui suas próprias orações e também existem várias formas de homenagear e se conectar com ela.

 

Por Bruna Santos

Compartilhar:

Leia Também