Seguir em frente: 3 dicas de como superar o sofrimento

O crescer é sempre muito dolorido. E isso é bom. Isso é normal. Não se trata de um “castigo” ou “punição”… é simplesmente aceitar o processo. Por que crescer DÓI. Invariavelmente. Nós temos um costume de achar que “nunca conseguiremos alcançar nossos sonhos, nossos objetivos.  Porém, quando olhamos para trás e fazemos uma retrospectiva de tudo aquilo que passamos, superamos, e atingimos, chegamos à conclusão mais acertada: como nós conseguimos ganhos, superações e nos fortalecemos nesta caminhada.

Entender faz parte da jornada

Afinal, a jornada foi dolorida. Verdade! E, por isso, valorizamos cada átomo de realização. O importante é entender que se trata de um processo. Que ele deve amadurecer. Que não devemos transformar a dor em sofrimento. Vamos trabalhar alguns quesitos que serão altamente produtivos e que nos ajudarão a superar a dor do sofrimento.

3 dicas de como superar a dor do sofrimento

1. MATURIDADE – devemos aumentar a nossa autoconfiança, através das promessas cumpridas (a si mesmo e ao outro). Agir, apesar do medo, da insegurança. A confiança vem da ação, e não do pensamento. Sabermos que, invariavelmente, ocorrerão ERROS. E a partir dos erros, temos a possibilidade de aprender. Este caminho é feito de altos e baixos (perdas e ganhos). Não temos o direito de abrir mão dos nossos sonhos mais elevados. Aqui, vai uma dica: sonhar é possível – vamos sonhar muito alto! Nós merecemos!

2. AUTOCONHECIMENTO – a partir dele, haverá entendimento sobre si mesmo. Quais nossos dons e virtudes, quais nossas falhas, nossos pontos fracos. Em administração, temos uma técnica muito útil: a “Análise SWOT”, que consiste em analisarmos profundamente quais os nossos pontos fortes e pontos fracos. Também, entendermos as Oportunidades e Ameaças do ambiente (as pessoas, o trabalho, o externo, aquilo que não está em nós). A partir dessas análises, escrevermos nossos projetos. Importante planejarmos nossos objetivos e metas de forma clara e sustentável. O que é importante no longo prazo? E aí, nos perguntamos: “Como agir após atingirmos Vitórias e Derrotas?” Termos muito cuidado ao acreditarmos no DESTINO: Há alguns elementos que nos paralisam e impedem nosso crescimento: Vitimismo. Pessimismo. Fatalismo. Determinismo. Pensar somente em Escassez. Covardia. Sabotar os sonhos, acreditando em sorte ou azar. Pode gerar desinteresse. Aí, vem a Procrastinação. Deixamos de acreditar que somos o PILAR, para acreditar que somos um “robô”, um ser sem poder, frágil e exposto às intempéries do ambiente. Como é possível modificar os status quo e utilizar novas “armas”, novas “estratégias”, novas “informações”, novas “energias”. Saindo do estado de paralisia e do “piloto automático”.

3.  NÃO SE COMPARE! – Nunca se compare com ninguém. Porque poderá haver dois vieses: ou você vai se sentir o “maioral”, ou vai ficar “lambendo as feridas”, qual cão sem dono. Uma vítima da sociedade moderna. Com pena de si mesmo, acreditando ser alguém minúsculo, sem forças, sem qualificações. Acreditar que o jardim do vizinho é mais florido e que a grama é mais verde do que a nossa.
Talvez, a gente acredite que seja quase inevitável comparar-se. Porém, você e eu não precisamos do que o outro tem, para sermos felizes! Nossa realidade não precisa ser diminuída ou considerada sem importância. Somos seres ÚNICOS e EXCLUSIVOS. Devemos ter gratidão pelas coisas que já conquistamos, por menores que sejam. Foram construídas, foram conquistadas. Tenhamos reconhecimento. Temos um verdadeiro gigante vivendo uma vida retraída, minúscula e apagada. E isso ocorre porque não nos damos conta do nosso poder infinito para realização. E, por isso, não desenvolvemos nossas habilidades e potencialidades.

Silvia Helena apresenta o programa “Crescer Dói, mas vai valer a pena” toda quarta-feira, a partir das 14h30

 

Este conteúdo foi escrito por:

Silvia Helena Ramos Hernandes

Usamos cookies para melhorar sua experiência e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Configurações de Privacidade

Escolha as categorias de cookies que deseja aceitar. Você pode alterar estas preferências a qualquer momento.

get_footer(); ?>