Sofrologia – Viva em Harmonia

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

A sofrologia é uma ciência médica que estuda e investiga como estimular as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano através da consciência. Seu principal objetivo é fazer com que os praticantes tenham mais consciência de si mesmos.

 

A técnica é baseada especialmente nos métodos de hipnose e yoga. Através dessa prática o indivíduo consegue alcançar o autocontrole do corpo e da alma, através do equilíbrio do corpo, da emoção e do pensamento. Alcançar um melhor conhecimento de si mesmo facilita o entendimento do outro, o que contribui para relações mais saudáveis.

 

De acordo com alguns pesquisadores, não se trata apenas de uma ciência, mas também de uma forma de arte, terapia e filosofia.

 

Do ponto de vista terapêutico, os profissionais de saúde podem utilizar a sofrologia como terapia única ou complementar para aumentar a resistência do paciente.

 

Na pedagogia, os professores podem utilizar as técnicas sofrológicas para reforçar as capacidades intelectuais do docente, como a atenção, a concentração, a aprendizagem e a memória, em diferentes grupos.

 

Na área da saúde, diversos profissionais usam a sofrologia como terapia complementar, que ajuda seus pacientes de forma psicológica.

 

Quais são as técnicas e para quem é indicada?

 

As técnicas sofrológicas são indicadas a nível coletivo ou individual a todos aqueles que desejam potencializar ou descobrir suas capacidades, a aqueles que buscam melhor a qualidade de vida ou adquirir maior resistência perante aos estresses do dia-a-dia.

 

O método também é altamente indicado para esportistas, pode ser eficaz para tratar dores, distúrbios do sono e de aprendizado, ansiedade. A sofrologia ainda pode ser útil do preparo de partos e em processos de abandono do tabaco e drogas.

 

A sofrologia consiste em um conjunto de técnicas de relaxamento estático e dinâmico, exercícios respiratórios, atividades físicas e orientações positivas de pensamentos.

 

Os exercícios buscam reduzir o estresse e os problemas psicossomáticos. As técnicas de relaxamento permitem desenvolver uma atitude mais positiva na vida.

 

Durante a sessão, o sofrólogo busca o relaxamento do paciente, principalmente através da respiração, e em seguida, sugere processos que podem variar de acordo com o que se busca curar. Existem dois métodos básicos:

 

– Relaxamentos dinâmicos: se aproximam do yoga e induzem o paciente a ter consciência de suas próprias sensações físicas, conhecendo melhor seu corpo;
– Sofronização: Depois do paciente relaxar, o profissional trabalha com sugestões mentais.

 

Adquirindo experiência, o paciente pode aplicar a técnica por conta própria, sem a ajuda do médico.

 

Fontes: Associação Brasileira de Sofrologia e WeMystic

Compartilhar:

Leia Também