Você está pronto para o risco?

quarta-feira, 31 de março de 2021

A vida é risco, nada é garantido, tudo pode mudar a qualquer momento. Por mais que tenhamos ouvido essas verdades, a maioria dos seres humanos ainda considera arriscar-se algo extremamente difícil.

 

Já que não temos segurança absoluta, deveríamos estar abertos para assumir riscos voluntariamente, porém, não é o que acontece.

 

Fomos criados para buscar exatamente o contrário disto, a estabilidade como meta de vida. Sem ela, nos disseram, seria impossível alcançar a tão sonhada felicidade.

 

Aos poucos, a realidade vai mostrando que situações seguras são, muitas vezes, uma armadilha, já que nos impedem de descobrir nosso verdadeiro potencial.

 

Somente na dificuldade é que podemos perceber nossos limites e nossa real capacidade. O crescimento interior e a maturidade só surgem nesse contexto.

 

A acomodação na zona de segurança é uma ilusão que pode desmoronar a qualquer momento.

 

A experiência do novo nos desafia, faz aflorar nossos medos e testa nossa autoconfiança. Mas, ao invés de temê-lo, seria desejável que estivéssemos abertos a ele.

 

Ter como objetivo a coragem de encarar mudanças, apesar do medo, é a perspectiva mais saudável que podemos propor a nós mesmos.

 

A possibilidade de descobrirmos um poder que não imaginávamos possuir, é bastante real. Porém, se não tentarmos, jamais poderemos saber.

 

Por Elisabeth Cavalcante

Compartilhar:

Leia Também