Projeto realizado na Alemanha pode estimular iniciativas semelhantes no resto do mundo. No ano passado, com a abertura de um novo aeroporto internacional de Berlim, o antigo foi fechado. Mas não demorou muito para que a população enxergasse um novo uso para o local.
Já em reformas, o antigo aeroporto será transformado em um parque industrial e de pesquisa para tecnologias urbanas. Com isso, será criado um novo bairro residencial, com todos os prédios construídos em madeira e pensados de forma que seja priorizado o uso do espaço público.
Na Urban Tech, estima-se que serão instaladas mil empresas capazes de empregarem 20 mil pessoas para realizarem pesquisa, desenvolvimento e produção. Além disso, o bairro está sendo pensado com o objetivo de se destacar em eficiência energética, construção sustentável, e todos os itens que fazem desta região livre de poluentes.
Um dos diferenciais do projeto é que ele prioriza as pessoas, e não o uso dos carros. O local está sendo planejado de modo que seja seguro, eficaz e agradável caminhar pelas ruas e praças. Os planos prevêem amplas ciclovias e espaços verdes.